Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

“Mercado Circular”

Img 9198   copia 1 1024 2500
18 Dezembro 2018

 

Inovadora solução para valorizar o Mercado Municipal

 

Candidatura pretende Valorizar e Promover o Mercado Municipal como equipamento emblemático, pólo estruturante e indutor de boas práticas ambientais e socialmente sustentáveis.

 

A candidatura “Mercado Circular” constitui uma nova e inovadora solução que irá valorizar o Mercado Municipal, transformando-o num agente dinamizador de práticas ambientais e sociais sustentáveis e promotor da circularidade da economia.

Este projeto irá fomentar o envolvimento e participação de comerciantes, clientes e forças da comunidade local, num contexto de promoção e incentivo à circularidade de materiais, à redução do uso indiscriminado de “soluções plastificadas”, à utilização partilhada de bens e à diminuição do desperdício alimentar e material.

O “Mercado Circular” Compreende uma solução que integra quatro principais eixos de intervenção, concretamente:

1 - Gestão, Dinamização e Divulgação do Projeto tem como objetivo fundamental assegurar o planeamento, a execução, a coordenação, a monitorização, a dinamização e a divulgação do projeto.

2 - Equipar o Mercado Municipal compreende, essencialmente, a disponibilização de diferentes equipamentos de apoio aos comerciantes, como expositores reutilizáveis (cestos e caixas) ou um veículo elétrico, a partilhar, para cargas e descargas, equipamentos de apoio aos clientes, como ecopontos interiores para recolha seletiva de resíduos, bem como outros equipamentos de apoio à gestão do Mercado, como por exemplo ecoponto para orgânicos ou compostores.

3 - Impulsionar a Gestão do Mercado compreende o suporte logístico a disponibilizar pelo Município dos Arcos de Valdevez e o apoio e fomento de iniciativas relacionadas com as dinâmicas associadas ao “Mercado Circular”. Complementarmente, a Gestão do Mercado assegura as condições necessárias para o desenvolvimento de serviços de manutenção e reparação de equipamentos e dispositivos associados ao projeto, bem como ainda a carga dos veículos elétricos.

4 - Dinamizar o “Mercado Circular” compreende a criação e o desenvolvimento de iniciativas de circularidade entre o Mercado Municipal, os comerciantes e os clientes. De uma forma geral, no que se refere aos clientes, a iniciativa compreende a entrega, para utilização particular, de meios de acondicionamento (sacos e cestos) e transporte (carrinhos) de compras. No que se refere aos comerciantes, será implementada e promovida a gestão de produtos excedentários ou com prazo de fim de validade próximo. Estes bens serão disponibilizados à Gestão do Mercado e acondicionados em arca frigorífica, se necessário. Os produtos serão posteriormente entregues a instituições ou entidades que trabalhem com populações carenciadas. Também para utilização pelos comerciantes, em cada banca, serão disponibilizados contentores para a recolha seletiva de resíduos sólidos orgânicos. Estes resíduos serão, no final do dia, depositados no ecoponto de resíduos orgânicos a instalar no Mercado. Adicionalmente, para embalagem de produtos, serão disponibilizadas aos comerciantes, folhas de papel de embrulho e sacos de papel, fomentando-se a substituição do uso do plástico para embalagem.

Complementarmente serão realizadas ações de sensibilização e de comunicação, de modo a educar a população, clientes e comerciantes, para as práticas de sustentabilidade e de economia circular a implementar.

Em suma, o projeto “Mercado Circular” pretende valorizar o Mercado Municipal, transformando-o num veículo dinamizador de boas práticas ambientais e socialmente responsáveis.

 

Top