Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Museu da Água ao Ar Livre contará a história do Rio Vez

Img 0445 1 1024 2500
10 Julho 2018

 

Obra decorre a bom ritmo

Estão a decorrer a bom ritmo as intervenções do Museu da água ao Ar Livre do Rio Vez. Este projeto, que tem como objetivo contar a "história do rio Vez", contempla um conjunto de intervenções ao longo do rio Vez como forma de interpretar as suas diferentes valências.

A ecovia será o elo de ligação entre todos estes pontos de interesse, permitindo o seu fácil acesso e visitação.

Para além da sinalização do património construído nas suas margens, teremos ao logo do seu trajeto, entre Vilela e a foz no rio Vez, painéis informativos sobre a fauna, flora e ecologia do ecossistema ribeirinho, bem como do seu património construído e sua história.

 Dos 13 açudes existentes neste troço de rio, 9 foram intervencionados e encontram-se praticamente concluídos recuperando deste modo uma das suas funcionalidades, ou seja, diminuir a energia da corrente do rio, minimizando deste modo o poder erosivo sobre as suas margens. Em alguns deles o espelho de água servirá para a instalação de pequenas zonas de lazer que permitirão o usufruto da beleza paisagística deste rio. Destaca-se aqui a foz do rio Vez que será devidamente sinalizada e melhorados os espaços envolventes.

Estão também em fase de construção, para instalação no terreno 5, observatórios de fauna que permitirão, sem aquietar a natureza, conhecer e ver "in loco" a fauna que habita este ecossistema ribeirinho. Destacamos em Santar o observatório elevado a 8 metros que permitirá aos mais apaixonados pela natureza fotografar as espécies que por ali passam. As obras no Edifício do Fluvivez estão numa fase adiantada e receberá em breve o equipamento multimédia que transformará aquele edifício numa porta de entrada do Museu ao Ar Livre.

Finalmente, e para apoiar as atividades de educação ambiental deste museu, serão instalados dois postos de apoio em Sabadim e Santar.

A Operação " NORTE-04-2114-FEDER-000382 - Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez” ", cofinanciada pelo Fundo Europeu, Programa Operacional NORTE 2020, Eixo Prioritário 4 - Qualidade Ambiental e conta com um Investimento Elegível de 350 000,00 € e Comparticipação Comunitária de 297 500,00 €.

 

Top