Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Biblioteca Municipal recebeu “Leituras Diferentes"

Biblioteca Municipal recebeu “Leituras Diferentes"
image title
image title
image title
05 Dezembro 2018

 

A Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo recebeu esta segunda-feira, dia 3 de dezembro, a atividade "Leituras Diferentes". Uma atividade integrada no projeto "Alto Minho a Ler: uma estratégia para o sucesso escolar", que faz parte da candidatura PIICIE- “Alto Minho School 4 All” – Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar", promovido pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a CIM. “Leituras Diferentes” decorre até ao próximo dia 6, e integra sessões direcionadas a públicos escolares e profissionais de educação e de bibliotecas, incluindo pessoas com deficiência e/ou incapacidade, tais como surdez, cegueira e baixa visão, autismo, Trissomia 21, défice cognitivo, doença mental.

Esta atividade visa apoiar o combate ao abandono escolar pela valorização da leitura, associada à escrita e à criação, numa perspetiva inclusiva que desenvolva competências entre os agentes educativos, de modo a permitir mais e melhores projetos no futuro e rentabilizar recursos públicos comuns já existentes - bibliotecas, museus, escolas, profissionais, cultura da comunidade valorizando a leitura e as literacias.

Com a duração de 90 minutos cada, as sessões são dinamizadas por Miguel Horta, da Laredo Associação Cultural, com a colaboração de bibliotecas municipais e agrupamentos de escolas dos municípios do Alto Minho, assim como de outras entidades dedicadas a pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

As sessões têm como objetivo promover a leitura e a competência da palavra em pessoas com necessidades educativas especiais; partilhar recursos de mediação leitura em estratégias de inclusão, úteis ao trabalho das unidades de ensino especial e outras estruturas; mobilizar recursos existentes em cada agrupamento ou estrutura, através da biblioteca municipal e/ou das redes municipais ou intermunicipais de bibliotecas (incluindo as escolares); e criar/adaptar novos recursos que valorizem significativamente as propostas em desenvolvimento.

Calendário das Sessões - Dezembro de 2018:

- Dia 3.12.2018, 2ª feira

10h30-12h00 Arcos de Valdevez, Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, com Agrupamento de Escolas de Valdevez

14h30-16h00 Ponte da Barca, Biblioteca Municipal, com Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

- Dia 4.12.2018, 3ª feira

10h00-11h30 Melgaço, Biblioteca Municipal, com APPACDM Associação Portuguesa de Pais e

Amigos do Cidadão Deficiente Mental. Delegação de Melgaço
14h30-16h00 Monção, Biblioteca Municipal, com Agrupamento de Escolas de Monção

- Dia 5.12.2018, 4ª feira

10h30-12h00 Vila Nova de Cerveira, Biblioteca Municipal, com Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira

- Dia 6.12.2018, 5ª feira

09h00-10h30 Paredes de Coura, Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, com Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura e CAO Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura

 

Top