Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Google Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez entre os 25 Municípios com melhor qualidade de governação, das 308 Câmaras Municipais do País

Arcos valdevez2 1 1024 2500
29 Novembro 2018

 

Arcos de Valdevez está na listagem dos 25 municípios com melhor qualidade de governação a nível nacional, apresentada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, no âmbito do estudo realizado sobre a “Qualidade da Governação Local em Portugal.

Segundo a Fundação, este projeto procurou, conforme se pode ler no documento, numa primeira etapa, atender à necessidade de identificar e compreender os fatores que influenciam a qualidade da governação local, procurando estabelecer indicadores válidos e confiáveis para medir a qualidade da governação local em Portugal. Numa segunda etapa, compreender se a mudança de paradigma na governação local – de um “governo local para todas as finalidades” para uma “governação local em rede” – está de facto a efetivar a nível local em Portugal. Em particular, focou-se na forma como diferentes atores, públicos e privados, com diferentes visões, interesses e recursos, interagem entre si, eventualmente configurando redes de políticas públicas, que poderão ter impacto na qualidade da governação local.

Os critérios avaliados foram a “Voz dos Cidadãos e Prestação de Contas”; a Estabilidade Política; Eficácia Governamental; o Acesso e Regulação do Mercado, bem como o Estado de Direito e Prevenção da Corrupção.

De referir que segundo o estudo, os municípios que apresentam valores mais elevados são também os que têm maior eficácia na governação local e na qualidade dos serviços municipais.

Este posicionamento volta a refletir o reconhecimento de uma gestão pública transparente, responsável e participativa, essencial para a confiança dos arcuenses no poder local.

 

Top