Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez assinala Dia Internacional do Idoso

Festival senior2   copia 1 1024 2500
Festival senior   copia 1 1024 2500
Festival senior6   copia 1 1024 2500
Festival senior5   copia 1 1024 2500
Festival senior12   copia 1 1024 2500
Festival senior10   copia 1 1024 2500
Festival senior15   copia 1 1024 2500
Festival senior14   copia 1 1024 2500
Festival senior13   copia 1 1024 2500
09 Outubro 2018

 

No âmbito do programa Séniores mais Ativos, e de forma a assinalar o Dia Internacional do Idoso, a Câmara Municipal levou até ao Centro de Exposições cerca de 250 séniores que, durante o dia de sábado, 29 de setembro, assistiram a momentos de entretenimento, realizaram jogos, entre os quais dominó, cartas, petanca, basquetebol, estafetas, tiro ao alvo, realizaram pintura de telas, entre outras.

A abertura do evento foi feita com a fanfarra do Agrupamento 214 dos Escuteiros de Arcos de Valdevez, sendo que da programação também fizeram parte danças tradicionais com Idosos e crianças do Lar Cerqueira Gomes, houve cânticos por parte da Universidade do Saber e a atuação de rusgas.

De destacar também a encenação de uma peça de teatro no Teatro Bus, a qual ficou a cargo grupo de teatro Azul Diferente, formado por jovens portadores de deficiência, e encantou todos os que tiveram a oportunidade de assistir.

Este foi um dia especial e em cheio para os idosos do concelho, já que puderam conviver e sair do seu ambiente usual, fazer novos amigos e usufruir de várias atividades lúdicas e de entretenimento.

De referir ainda que a Câmara Municipal está atenta às necessidades da população idosa, tendo criado um Plano Municipal para Idoso que congrega um conjunto de iniciativas a levar a cabo em áreas tão importantes como a saúde, a ocupação dos tempos livres, as condições habitacionais, as acessibilidades, a segurança, as respostas sociais e os serviços de apoio.

Para cada um destes eixos prevê um conjunto de ações, das quais se destacam: a promoção do exercício físico, tais como caminhadas, ginástica geriátrica, entre outras, a desenvolver de forma regular e organizada através de um programa anual; a promoção do convívio e lazer, nomeadamente através da  realização de um festival sénior; a melhoria das condições de habitabilidade, através do apoio à recuperação habitacional de agregados desfavorecidos.

Em parceria com a Guarda Nacional Republicana; Delegação de Saúde Pública de Viana do Castelo; Unidade de Cuidados da Comunidade; representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (Centro Paroquial e Social de S. Jorge, Centro Paroquial e Social de Rio Frio, Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade, Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Arcos de Valdevez); Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e Rede Local de Intervenção Social, criou também uma Comissão de Apoio à População Idosa. Esta comissão, que conta também com o apoio do Ministério Público, tem como principal missão a intervenção junto de idosos em situação de vulnerabilidade social; a melhoria dos cuidados prestados no domicílio, nomeadamente, a criação de uma bolsa de ajudantes domiciliários qualificados, bem como, a criação de serviços de apoio temporário para cuidadores informais; a eliminação de barreiras arquitetónicas nos espaços públicos e nos domicílios e ainda, a aposta na criação de serviços de transporte que facilitem a mobilidade dos idosos.

Top