Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Município de Arcos de Valdevez participa em projeto europeu de boas praticas para o voluntariado

Município de Arcos de Valdevez participa em projeto europeu de boas praticas para o voluntariado
image title
18 Setembro 2018
 
Representado pela Vereadora Emília Cerdeira, o Município de Arcos de Valdevez esteve recentemente em Athienou, no Chipre, no âmbito do projeto Europeu URBACT - “Volunteering City”, em resultado de uma candidatura, liderada pelo Município de Athienou e cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que visa a criação de uma rede de transferências de boas práticas para o voluntariado.
De referir, que o Município de Athienou é um dos principais parceiros desta Rede de Voluntariado, do qual já faz parte Arcos de Valdevez, bem como municípios de países como a Polónia, a Irlanda, a Espanha, a Alemanha, a Croácia e a Itália.
Este intercâmbio e cooperação tem como objetivo fortalecer o sentimento identitário e as preocupações com as questões sociais entre os Municípios participantes, intensificando as relações, em torno das práticas, conhecimentos e experiências de cada Município, a fim de os compartilhar, transmitir e capitalizar com a realização de ações e projetos conjuntos.
Com esta visita a Athienou, os representantes do Município de Arcos de Valdevez, tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e experiências no âmbito do voluntariado, através do contacto com outras realidades e programas destinados a apoiar crianças, jovens, idosos e pessoas mais necessitadas e o combate à pobreza e às desigualdades sociais.
De referir também, que está já em agenda, uma visita dos representantes deste projeto ao concelho de Arcos de Valdevez, no mês de janeiro do próximo ano, com o intuito de conhecerem a nossa realidade e criarem uma maior proximidade com as boas práticas socias existentes no concelho. 
Para o Município de Arcos de Valdevez, este é um projeto de interesse para o concelho e para os arcuenses, pela dinâmica criada em torno da inclusão e da coesão social entre gerações, culturas, práticas e saberes. Este projeto vai permitir a criação de uma rede internacional de voluntariado e de uma bolsa de medidas e apoios sociais, entre os Municípios participantes, essencial ao desenvolvimento de uma estratégia de combate à pobreza e às desigualdades sociais, bem como de incentivo ao voluntariado e à responsabilidade social das pessoas e empresas.
Top