Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Município de Arcos de Valdevez promove formação de jovens emigrantes no concelho

Jovememigrante 1 1024 2500
22 Agosto 2018

O Município de Arcos de Valdevez com a colaboração da EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima pretende dar a conhecer à comunidade de emigrantes em França, Suíça, Bélgica e Luxemburgo e outros países da União Europeia, que os emigrantes ou os seus descendentes podem obter um diploma profissional em Portugal, similar ao Bac Pro (Baccalauréat Professionnel). De referir que, entre outros apoios, a estadia, os transportes e o material didático são gratuitos.


Pretende-se com esta iniciativa, dar um contributo para aumentar o número de jovens com formação certificada; disponibilizar pessoas com formação profissional às empresas que se debatem com falta de trabalhadores qualificados; divulgar as oportunidades de formação e emprego no concelho; e apoiar a fixação e o regresso de pessoas ao concelho.


A região está, neste momento, em expansão. São, cada vez mais, as empresas, nomeadamente francesas, que se instalam e têm necessidades de mãos-de-obra em diferentes áreas.


A EPRALIMA oferece um leque alargado de 9 cursos, tem 500 alunos e oferece estágios em empresas e instituições que permitem aos alunos demonstrar as suas capacidades profissionais.


Aos jovens interessados em estudar em Arcos de Valdevez e obter um certificado profissional, a EPRALIMA tem os seguintes Cursos Profissionais Técnico de:

1) Cozinha/Pastelaria;
2) Restaurante-Bar;
3) Eletrónica, Automação e Comando;
4) Desporto;
5) Informática, Instalação e Gestão de Redes;
6) Proteção Civil;
7) Animação de Turismo;
8) Design – Design de Interiores/Exteriores;
9) Esteticista.

Os alunos que vierem de França ou outro país da União Europeia podem usufruir de:

1) Subsídio de refeição gratuito;
2) Alojamento gratuito, com todas as despesas associadas;
3) Transporte gratuito;
4) Todos os materiais pedagógicos gratuitos;
5) Seguro de acidentes pessoais gratuito;
6) Estágios em empresas portuguesas e estrangeiras gratuitos.

Pretende-se criar condições para que os emigrantes ou os seus descendentes possam regressar à sua Terra, obterem formação e desenvolverem a sua atividade profissional!

Os interessados poderão contactar a EPRALIMA pelo telefone 258520320, pelo email info@epralima.pt, consultar o site www.epralima.pt ou na sua sede na Rua Dr. António Pimenta Ribeiro, Apartado 102, 4970-457 Arcos de Valdevez.

bac_pro.epralima.pdf

Município de Arcos de Valdevez
Top