Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Festas de N.ª Sr.ª da Lapa uniram arcuenses

Festas de N.ª Sr.ª da Lapa uniram arcuenses
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
14 Agosto 2018



De 4 a 12 de agosto, realizaram-se na vila de Arcos de Valdevez as Festas Concelhias – as Festas de Nossa Senhora da Lapa. Uma semana em que o concelho reviveu tradições, valorizou o património cultural e deu relevo às suas raízes. Durante 9 dias, as ruas engaladas a preceito, foram alvo de uma grande afluência de pessoas, as quais vieram à sede do concelho para participar e assistir às atividades realizadas.
Nas festas, a Vila trouxe à tona as tradições, os usos e costumes desta região, como a Gastronomia, o Folclore, as Concertinas, os Cantares ao Desafio, as Tasquinhas, momentos musicais variados, entre muitas outras atividades.
O Cortejo Etnográfico envolveu Juntas de Freguesia e Associações do concelho e mostrou aquilo que de mais genuíno cada localidade possui, trazendo até ao Campo do Trasladário figurantes vestidos a preceito e um pouco da cultura e história de cada freguesia participante.
O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, relevou o empenho e esforço de todos os envolvidos para mostrarem o que de mais autêntico existe no concelho, elogiando também todos os carros alegóricos.
A Festa das Rusgas e o Concurso Malha-Malha de Bombos também voltaram a atrair multidões para as ruas e a animação foi uma constante, com vários grupos a “desfilarem” pelas várias artérias da vila, proporcionando uma confusão saudável e alegre.
Já no domingo à tarde, a Eucaristia em Honra de Nossa Senhora da Lapa e a Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora da Lapa, dois dos pontos altos das festividades, reuniram inúmeros fiéis na Igreja e Largo da Lapa.
A Festa do Rio com Barcos Alegóricos, cujo tema foi “Portugal na Eurovisão”, voltou a fazer as maravilhas de todos espetadores.
Este desfile, organizado pelo Municipio, e cujos barcos alegóricos são elaborados pelo artista arcuense José Mokuna, é já uma marca das festividades, sendo um espetáculo de cor, luz e som procurado por muitos. As margens do rio Vez ficaram repletas por uma moldura humana, composta pelos milhares de pessoas que se deslocaram até Arcos de Valdevez para o poderem ver.
As tasquinhas no Trasladário e o Festival ínsua do Vez Summer Sessions continuam a ser outras das apostas bem conseguidas pela organização pois proporcionaram muita festa às pessoas e aos jovens em particular.
As festividades são organizadas pela Associação de Festas Folia, com o apoio do Municipio de Arcos de Valdevez.
Para o ano regressam, e com elas a nossa comunidade emigrante que se junta à residente para viver momentos de afeto, amizade e diversão.

Top