Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Mulheres em Maioria no Executivo Municipal de Arcos de Valdevez

Img 0843   c pia 1 1024 2500
03 Agosto 2018



O papel da mulher na vida política e no poder local, é cada vez mais relevante. O Executivo Municipal de Arcos de Valdevez, que é constituído por sete pessoas, tem neste momento quatro mulheres. Pela primeira vez, na composição da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, a maioria dos seus membros são mulheres. Julgamos que este facto também é único no panorama autárquico nacional.
Esta situação retrata o destaque que as mulheres têm vindo a ganhar e a assumir a nível de cidadania e participação ativa na política e na sociedade e retrata o esforço que tem vindo a ser realizado em Arcos de Valdevez, para que esta seja uma realidade cada vez mais presente. De referir ainda que, no concelho há sete mulheres Presidentes de Junta de Freguesia, vários membros femininos Assembleia Municipal e nos órgãos autárquicos de freguesia. De salientar ainda o, cada vez maior, envolvimento das mulheres nos órgãos diretivos de instituições e organizações arcuenses.
O Município ambiciona que, na comunidade arcuense, se afirmem os direitos humanos e que se assegure a plena cidadania e a participação das pessoas, por forma a combater as desigualdades, de género, idade, deficiência, nacionalidade, étnica, religião ou cultura ou qualquer outra condição que conduza a tratamento desigual.
O Município, em parceria com várias entidades de cariz público e privado, tem vindo a desenvolver diversas iniciativas de sensibilização, informação e promoção do papel da igualdade entre homens e mulheres na vida local. Entre estas destacam-se as iniciativas de cariz cultural, desportivo e de lazer em prol da promoção da igualdade entre as pessoas que têm decorrido em escolas, instituições, associações e empresas do concelho.
O Município está a desenvolver a Estratégia Municipal para a Igualdade onde se pretende dinamizar a implementação de políticas locais para a cidadania, igualdade e não discriminação.  
Nas festas concelhias de Nossa Senhora da Lapa, e aproveitando a grande presença de arcuenses, residentes e emigrantes, que o Município promove, mais uma vez, a campanha de sensibilização #VezdeIgualdade, onde pretende chamar a atenção e solicitar o envolvimento de todos na promoção da igualdade entre todas as pessoas.
O executivo municipal na sua reunião ordinária de 3 de agosto de 2018, aprovou o COMPROMISSO PARA A IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO, pretendendo desta forma potenciar o princípio da igualdade em todos os aspetos da vida das e dos munícipes, por forma a colmatar o desfasamento entre o reconhecimento deste direito e do respeito pela diferença e a sua concretização real e efetiva.
O Município de Arcos de Valdevez conta com todos para que a igualdade e a não discriminação sejam direitos fundamentais e fatores essenciais para a construção do futuro de Arcos de Valdevez, Onde Portugal se Fez… Faz e Fará!

Top