Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Comércio a Reciclar

Comercio a reciclar  3    c pia 1 1024 2500
27 Julho 2018



Campanha de sensibilização da RESULIMA e da Câmara arcuense, para a separação de resíduos no comércio.


Nesta última segunda-feira a Resulima, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a ACIAB, apresentaram a campanha “Comércio a reciclar” que decorrerá até 3 de Agosto neste município.
Esta trata-se de uma campanha de sensibilização ambiental dirigida ao pequeno comércio e serviços que prevê visitar os estabelecimentos, sensibilizando-os para a correta separação dos resíduos valorizáveis. As ações de sensibilização visam educar, sensibilizar e promover, junto do comércio e serviços, uma maior informação sobre as vantagens de adotar comportamentos ambientalmente corretos no âmbito da valorização dos resíduos urbanos. Através do contacto direto, associado de forma concreta aos serviços de recolha seletiva, pretende-se motivar a alteração de comportamentos que permitam melhorar o desempenho ambiental do município.
De referir ainda que esta campanha da Resulima se aplica a todos os comércios e serviços que produzam até 1100 litros diários.
Conjugado com estas ações de sensibilização, a Resulima disponibiliza um serviço gratuito e em contínuo, de recolha diária de resíduos valorizáveis em cada estabelecimento.
O projeto tem o apoio do Fundo de Coesão da União Europeia através do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Para a autarquia esta é mais uma boa medida de promoção da recolha seletiva e de boas práticas junto da comunidade, que se junta às muitas ações implementadas pelo Município no sentido de promover a redução da produção de resíduos, a recolha seletiva e incentivar a adesão dos munícipes aos sistemas de deposição seletiva e reciclagem.
A Câmara Municipal tem alargado os pontos de recolha existentes, nomeadamente através do aumento da aquisição de contentores semienterrados e de superfície para a recolha seletiva, bem como de ecopontos para papel/cartão, plástico/metal e vidro. Promove anualmente a limpeza e higienização dos mesmos, bem como faz a recolha gratuita dos monstros, bastando para isso contactar os serviços responsáveis pela recolha.
Com estes investimentos pode-se afirmar que a população dispõe cada vez mais de uma rede de infraestruturas para assegurar uma correta deposição de resíduos, respeitando o ambiente e a saúde pública.

Top