Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

“Dia Internacional de Sensibilização Sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas”

“Dia Internacional de Sensibilização Sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas”
a__o_de_sensibiliza__o_GNR_idosos12_site__1_
a__o_de_sensibiliza__o_GNR_idosos12_site__2_
a__o_de_sensibiliza__o_GNR_idosos12_site__4_
a__o_de_sensibiliza__o_GNR_idosos12_site__5_
a__o_de_sensibiliza__o_GNR_idosos12_site__6_
a__o_de_sensibiliza__o_GNR_idosos12_site__7_
a__o_de_sensibiliza__o_GNR_idosos12_site__8_
a__o_de_sensibiliza__o_GNR_idosos12_site__9_
a__o_de_sensibiliza__o_GNR_idosos12_site__10_
a__o_de_sensibiliza__o_GNR_idosos12_site__11_
a__o_de_sensibiliza__o_GNR_idosos12_site__12_
19 Junho 2018


GNR, em parceria com o Município arcuense, organizou ação de sensibilização à população sénior.


No passado dia 15 de junho, o Comando Territorial de Viana do Castelo, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) do Destacamento Territorial de Arcos de Valdevez, organizou, no âmbito do Dia Internacional de Sensibilização Sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas, com a colaboração da CAPI – Comissão de Apoio à Pessoa Idosa de Arcos de Valdevez, uma ação de sensibilização à população sénior.
Esta ação, que reuniu no Quartel da GNR de Arcos de Valdevez cerca de 400 idosos vindos dos diferentes concelhos que abrangem a área de intervenção da SPC daquele Destacamento, foi muito bem acolhido pelos idosos, que puderam passar uma tarde animada e em convívio.
Com esta iniciativa, a GNR e a CAPI pretenderam chamar a atenção da população idosa para os crimes de que podem ser vítimas, bem como alertá-la para as melhores formas de os evitarem e denunciarem, referindo quais as pessoas ou instituições que os podem ajudar.
A CAPI visa promover e proteger os idosos do concelho de Arcos de Valdevez, que se encontrem em situação de abandono, isolamento social, solidão, marginalização ou maus tratos e cuja situação represente uma ameaça ao seu bem-estar e segurança. É constituída pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez; Guarda Nacional Republicana; Delegação de Saúde Pública de Viana do Castelo; Unidade de Cuidados da Comunidade ; 4 representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (Centro Paroquial e Social de S. Jorge, Centro Paroquial e Social de Rio Frio, Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade, Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Arcos de Valdevez); Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e Rede Local de Intervenção Social.
Nesta iniciativa foi também abordada a problemática dos incêndios florestais, distribuindo-se panfletos sobre os cuidados a ter com o uso do fogo, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.
O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Esteves, a Vereadora da Ação Social e Presidente da CAPI, Belmira Reis, bem como a Vereadora Emília Cerdeira e a responsável pelos serviços de Ação Social do Município, Isabel Afonso, estiveram presentes nesta iniciativa de forma a enaltecer a organização pelo gesto para com a população idosa, enfatizando a importância deste tipo de ações para com os grupos de população mais vulneráveis.

Top