Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

“Dia Internacional de Sensibilização Sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas”

“Dia Internacional de Sensibilização Sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas”
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
19 Junho 2018


GNR, em parceria com o Município arcuense, organizou ação de sensibilização à população sénior.


No passado dia 15 de junho, o Comando Territorial de Viana do Castelo, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) do Destacamento Territorial de Arcos de Valdevez, organizou, no âmbito do Dia Internacional de Sensibilização Sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas, com a colaboração da CAPI – Comissão de Apoio à Pessoa Idosa de Arcos de Valdevez, uma ação de sensibilização à população sénior.
Esta ação, que reuniu no Quartel da GNR de Arcos de Valdevez cerca de 400 idosos vindos dos diferentes concelhos que abrangem a área de intervenção da SPC daquele Destacamento, foi muito bem acolhido pelos idosos, que puderam passar uma tarde animada e em convívio.
Com esta iniciativa, a GNR e a CAPI pretenderam chamar a atenção da população idosa para os crimes de que podem ser vítimas, bem como alertá-la para as melhores formas de os evitarem e denunciarem, referindo quais as pessoas ou instituições que os podem ajudar.
A CAPI visa promover e proteger os idosos do concelho de Arcos de Valdevez, que se encontrem em situação de abandono, isolamento social, solidão, marginalização ou maus tratos e cuja situação represente uma ameaça ao seu bem-estar e segurança. É constituída pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez; Guarda Nacional Republicana; Delegação de Saúde Pública de Viana do Castelo; Unidade de Cuidados da Comunidade ; 4 representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (Centro Paroquial e Social de S. Jorge, Centro Paroquial e Social de Rio Frio, Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade, Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Arcos de Valdevez); Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e Rede Local de Intervenção Social.
Nesta iniciativa foi também abordada a problemática dos incêndios florestais, distribuindo-se panfletos sobre os cuidados a ter com o uso do fogo, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.
O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Esteves, a Vereadora da Ação Social e Presidente da CAPI, Belmira Reis, bem como a Vereadora Emília Cerdeira e a responsável pelos serviços de Ação Social do Município, Isabel Afonso, estiveram presentes nesta iniciativa de forma a enaltecer a organização pelo gesto para com a população idosa, enfatizando a importância deste tipo de ações para com os grupos de população mais vulneráveis.

Top