Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras

Programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras
simulacro_-_vilar_suente
simulacro_Vilar_Suente_-_site__1_
simulacro_Vilar_Suente_-_site__2_
simulacro_Vilar_Suente_-_site__3_
simulacro_Vilar_Suente_-_site__4_
simulacro_Vilar_Suente_-_site__5_
simulacro_Vilar_Suente_-_site__6_
13 Junho 2018
 
Evacuado lugar de Vilar Suente
 
No âmbito da Defesa da Floresta contra Incêndios, e do Programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, em colaboração com diversas entidades, entre as quais os Bombeiros Voluntários, Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo ; Guarda Nacional Republicana; e Junta de Freguesia de Soajo levou a cabo um simulacro de evacuação do lugar de Vilar de Suente, em Soajo, que decorreu dentro do esperado.
A população colaborou e ficou a saber melhor como atuar em caso de necessidade de evacuação real.
Neste local, com 53 habitantes, foi colocada sinalética a indicar como lugar de refúgio o Largo da Ermida, em frente ao café, sendo o habitante Carlos dos Santos o oficial de segurança. Carlos tem como missão alertar a população, fazer ações de sensibilização junto da mesma e organizar a evacuação caso tal seja necessário, com a sinalização de caminhos e definição de locais de refúgio nas aldeias. 
Este programa tem como objetivos incentivar à participação das populações e reforçar a consciência da responsabilidade partilhada, contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens e implementar estratégias de proteção para aglomerados populacionais. 
Tem como foco principal as freguesias de risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios e como eixos estratégicos a gestão de combustível, o plano de evacuação de aldeias e uma campanha de sensibilização. 
De referir ainda que os exercícios são uma das mais importantes ferramentas de treino nas mais variadas áreas de intervenção, nomeadamente na área da proteção civil permitindo testar, em ambiente simulado, procedimentos de nível tático, operacional e estratégico, essenciais ao cabal cumprimento da missão de todas as forças e serviços com competência na matéria, identificando falhas e constrangimentos que, a verificarem-se em situação real, teriam quase sempre efeitos bastante negativos.
Esta é mais uma iniciativa realizada no sentido de contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens, bem como da proteção dos aglomerados.
 
*Fotos da autoria de Armando Brito
Top