Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Câmara Municipal em Sorède para conhecer forno solar Himalaya

Câmara Municipal em Sorède para conhecer forno solar Himalaya
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
29 Maio 2018


No passado fim de semana o presidente da Câmara Municipal, João Esteves esteve em Sorède, Município do sul de França, para dar a conhecer à Associação Les Amis du Padre Himalaya e ao Municipio de Sorède o projeto das Oficinas Padre Himalaya. Uma visita que aconteceu porque o Padre Himalaya esteve lá no Verão de 1900, onde montou o primeiro forno solar do mundo.
O projeto das Oficinas Padre Himalaya reabilitará a antiga escola secundária e prevê a criação de um espaço dedicado à figura e legado de um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX, nascido em Arcos de Valdevez, e aqui sepultado, mas que percorreu o mundo, como França, EUA ou Argentina, sempre em busca de novas abordagens científicas e de conhecimento.
O percurso excecional deste homem, que culminou em 1904 com o Grande Prémio da Exposição Internacional de St. Louis, nos EUA, é a base de desenvolvimento do projeto, que incorporará um espaço documental e biográfico sobre o próprio Himalaya, recorrendo a discursos tecnológicos e informativos de última geração, e diversas salas e espaços dedicados à exploração e descoberta das Ciências, com destaque para o uso do Sol, com a fantástica máquina solar, o Pirelióforo, e das múltiplas áreas do Conhecimento abrangidas pelo investigador, como a Ecologia e a Eco sustentabilidade, numa visão verdadeiramente holística.
O espaço das “Oficinas de Criatividade Himalaya”, aberto à comunidade como equipamento de descoberta e fruição, terá nas famílias e nos jovens o seu principal público-alvo, integrando uma cúpula de projeção de alta definição em 360º (Fulldome), funcionando como um planetário.
Em Sòrede também ficou a conhecer o maior forno solar do exército.
No âmbito desta visita a autarquia reuniu também com o Maire de Sòrede, Yves Porteix, a quem foi colocada a possibilidade da celebração de um protocolo de colaboração com esse Município, tendo em vista a realização de diversas atividades conjuntas, tendo sempre por base o Padre Himalaya e o seu contributo científico.

Top