Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

FESTIVINHÃO – Festival Enoturístico de Arcos de Valdevez

Festivinhao2018 cartaz 01   c pia   c pia 1 1024 2500
22 Maio 2018



O FESTIVINHÃO – Festival Enoturístico de Arcos de Valdevez regressa nos dias1, 2 e 3 de Junho, com duas grandes novidades: a mudança de local para o Jardim dos Centenários, no centro histórico de Arcos de Valdevez e a primeira eleição da ‘RAINHA DAS VINDIMAS de Arcos de Valdevez’. A Câmara Municipal e a Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez pretendem dar mais um incremento na promoção do setor vinícola, o qual é uma das grandes atividades económicas do concelho.
A mudança de espaço traz algo que os expositores pediam desde a primeira edição, ou seja, ficarem todos no mesmo espaço, permitindo uma melhor interação entre as bancas dos vinhos e produtos locais e as tasquinhas dos petiscos. Também o artesanato tradicional não alimentar terá um espaço dedicado. Ligando tudo ficará a festa: a passerelle da Rainha das Vindimas e o palco da animação.
A eleição da ‘RAINHA DAS VINDIMAS de Arcos de Valdevez’ é uma parceria entre as Juntas de Freguesia, o Município e a Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez. As 36 Freguesias e Uniões de Freguesias foram, por decisão conjunta entre os parceiros, divididas por três edições, pelo que este ano haverá a participação das primeiras 13, a saber: Aboim das Choças, Aguiã, Ázere, Arcos Salvador, Vilafonche e Parada, Arcos (S.Paio) e Giela, Cabreiro, Grade e Carralcova, Guilhadeses e Santar, Miranda, Paçô, Prozelo, Soajo, Távora Santa Maria e S. Vicente. A Rainha das Vindimas de Arcos de Valdevez representará o Concelho na Eleição da Rainha das Vindimas de Portugal. A candidata eleita, durante um ano, representará o concelho e a associação em vários eventos. O processo utilizado na participação das freguesias pretende devolver autarcia e identidade às freguesias, incentivando a redescoberta de valores identitários próprios como o traje tradicional.
O cartaz da animação é fortíssimo, havendo a destacar: no auditório Casa das Artes, na noite sábado, Mário Laginha e Pedro Burmester num diálogo de pianos; de seguida e para acabar a noite, uma estreia em Portugal da banda rock alemã: JoonWolfsberg (banda que já vai no quinto álbum de originais e que daqui vai para a tournée nos Estados Unidos. JoonWolfsberg começou como streetband nos EUA e é considerada como senhora de uma voz singular). No domingo, o destaque vai para a Fanfarra Káustika a animar a malta, com a sua prodigiosa animação de rua e o Quarteto de Daniel Cristo, uma velha música tradicional minhota, com novos arranjos, pretendendo fazer do cavaquinho e demais instrumentos tradicionais, novos outra vez.
Nas provas comentadas estará este ano o escanção/sommelierManuel Moreira, 2º classificado no ‘BestSommelieroftheWorld 2008’, uma das opiniões internacionalmente mais influentes sobre vinhos portugueses junto dos profissionais da indústria hoteleira que, com os seus comentários, ajudará a melhor conhecer os vinhos em presença.
Ainda na animação, Visitas Guiadas enquadradas na Rota dos Vinhos de Arcos de Valdevez, às 10 horas da manhã de sábado e domingo e o sempre super animado Jantar Itinerante de sábado às 19h30.Trata-se de um percurso muito apreciado pelo centro histórico de Arcos de Valdevez, com uma incursão no património, gastronomia e vinhos arcuenses, e com inscrições limitadas. Entradas, caldo, prato principal e sobremesa pelas ruas e restaurantes de Arcos de Valdevez. 

Top