Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Mais de 400 mil euros na promoção do sucesso escolar - Schooll 4All Arcos de Valdevez

Schooll 1 1024 2500
10 Maio 2018


Autorizados procedimentos no valor de mais de 180 mil euros

A pensar nos níveis do insucesso escolar das escolas, as quais exigem que se desenhem estratégias eficazes de combate ao insucesso escolar, centradas e contextualizadas nos problemas locais e nas situações especificas de exclusão, foi criado o projeto “Schooll 4All Arcos de Valdevez”. Promovido pelo Município de Arcos de Valdevez em parceria com os grupamento de Escolas Valdevez, e que integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.
Com uma duração previsível de três anos (2018/2020), este projeto pretende desenvolver competências, atitudes e valores que ajudem os alunos a melhorar as suas aprendizagens, através da realização de um conjunto de atividades integradas em 5 grandes ações, nomeadamente a TERRA EDUCA: O caminho para a sustentabilidade; CRIARTE - Promoção do Espirito criativo no Alto Minho; OFICINAS CRIATIVIDADE HIMALAYA; SALA DE AULA DO FUTURO E EQUIPA MULTIDISCIPLINAR.
A AÇÃO TERRA EDUCA: O caminho para a sustentabilidade: visa desenvolver um conjunto de atividades de divulgação, partilha e boas práticas para a sustentabilidade, associadas às manifestações do património imaterial, cultural e natural. Recentemente foi autorizada a abertura de concurso, tendo em vista a aquisição de serviços pelo preço base de 63.180,00 Euros.
Existe a necessidade de assegurar o desenvolvimento, em parceria com as escolas do concelho de Arcos de Valdevez, de um conjunto de atividades de divulgação e partilha de boas práticas para a sustentabilidade, associadas às manifestações do património imaterial, cultural e natural, enquadradas na ação "TERRA EDUCA: O caminho para a sustentabilidade".
A ação CRIARTE - Promoção do Espírito criativo no Alto Minho propõe fomentar atividades que valorizem o espírito criativo e inovador, orientado para a valorização económica dos recursos culturais e criativos da região. Neste âmbito também já foi autorizada a abertura de concurso, tendo em vista a aquisição de serviços, pelo valor base de 33.540,00 Euros.
Esta aquisição de serviços visa o desenvolvimento de atividades no âmbito do projeto CRIARTE, com incidência nas Atividades de Expressão Musical e Expressão Plástica nos JI municipais, a criação de um Ex-Libris e Oficinas de Escrita Criativa com o total de alunos do Ensino Secundário, ambas incluídas no centenário do escritor Teixeira de Queirós.
Por outro lado, através das OFICINAS CRIATIVIDADE HIMALAYA, cujo investimento é de 176 mil euros, propõe-se criar um espaço dedicado à educação e à experimentação, ao conhecimento e à divulgação da ciência e da cultura científica.
A SALA DE AULA DO FUTURO visa equipar a escola com uma sala de aula moderna, apetrechada de equipamento e tecnologias avançadas, que permitam criar um ambiente onde se potenciará e acelerará as aprendizagens. O Município também já autorizou a abertura de concurso, tendo em vista a aquisição de serviços, pelo preço base de 47.717,00 Euros.  
O objetivo é o fornecimento e montagem de equipamentos integrados no projeto Sala de Futuro- SCHOOL 4 ALL. Esta sala é um espaço de aprendizagem e ensino enfocado nas perspetivas de novo espaço físico, recursos, mudança de papéis de alunos e professor e apoio a diferentes estilos de aprendizagem. Visa criar áreas de trabalho, aprendizagem, iteratividade e participação dos alunos, criação multimédia, áreas de trabalho em equipa e de aprendizagem informal.
Por último, a EQUIPA MULTIDISCIPLINAR visa criar uma equipa de profissionais habilitados que assegurem o acompanhamento dos alunos, que revelam maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar, comportamentos de risco e absentismo escolar.
Em reunião de Câmara também foi autorizada a abertura de concurso para a aquisição de serviços para o fornecimento de Recursos Humanos, pelo valor base de 37.172,00 Euros.
O Objetivo é a contratação de um Técnico Superior de Serviço Social, para assegurar 24 meses de colaboração articulada com o Agrupamento de Valdevez no âmbito do referido projeto.
A Autarquia vê a Educação como o pilar de uma sociedade de forma que desenvolve esforços no sentido de dar um futuro melhor a todos e a todas arcuenses, e, pretende com estas ações criar uma escola mais inclusiva, com igualdade de oportunidades para todos e com menos abandono escolar.
Este projeto insere-se na Operação “SCHOOL4ALL – ARCOS DE VALDEVEZ” a qual é cofinanciada pelo FEDER, Programa Operacional NORTE2020, Portugal2020, e conta com um Investimento Elegível de 438.687,00€ e Comparticipação Comunitária de 372.883,95.
O projeto SCHOOL4ALL – ARCOS DE VALDEVEZ, visa essencialmente a promoção do sucesso educativo e o combate ao insucesso escolar, com base num a ação concertada entre os diversos atores locais, desde logo, a escola, a família, a comunidade, a autarquia, os responsáveis políticos e os diversos parceiros sociais

Top