Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Porta do Mezio recebeu o “World Disco Soup Day”

World disco soup day   c pia 1 1024 2500
04 Maio 2018


No passado dia 28 de Abril, a Porta do Mezio associou-se ao “World Disco Soup Day”, uma iniciativa de apelo ao combate ao desperdício alimentar e à alimentação saudável.
Este ano, pela primeira vez, Portugal associou-se ao evento global que é assinalado em mais de 160 países.
A Porta do Mezio em Arcos de Valdevez e o Geopark em Arouca, com o apoio do Instituto Português de Administração de Marketing e do movimento Slow Food Porto, acolheram e deram corpo a ações tão variadas como confecionar broa de milho regional em forno a lenha, confecionar sopa e outras especialidades locais enquadradas nos três pilares que norteiam a filosofia do movimento Slow Food: Que o alimento dever ser Bom, Limpo e Justo. Bom porque deve ter o verdadeiro sabor e qualidade sem alteração da sua naturalidade, limpo porque dever ser isento de agrotóxicos, respeitar a saúde, a biodiversidade e o ambiente e justo porque deve proporcionar condições de trabalho que respeitem o ser humano, gerar recompensas adequadas para quem produz e chegar com justiça de preço a quem o consome.
É cada vez mais consensual que comer é por um lado um ato agrícola e por outro lado um ato civilizado, ou seja, as nossas opções de consumo e comportamentos individuais face ao alimento devem balizar-se por critérios sustentáveis, promover o equilíbrio dos ecossistemas, a conservação da agrobiodiversidade e, para além de tudo, o respeito pelos direitos humanos.
Esperam-se bons frutos destas ações e que no futuro se repitam com o mesmo espírito de celebração e apelo a um mundo melhor.

Top