Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

FESTIVINHÃO – Festival Enoturístico de Arcos de Valdevez decorre de 1 a 3 de Junho

Festivinhao2018 cartaz compr 1 1024 2500
10 Abril 2018

Depois do sucesso alcançado nas duas primeiras edições regressa o FESTIVINHÃO – Festival Enoturístico de Arcos de Valdevez, nos dias 1, 2 e 3 de Junho, numa organização Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez e do Município de Arcos de Valdevez. São ainda parceiros na organização a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Escola Profissional do Alto-Lima, a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Confraria do Vinho Verde e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

O FESTIVINHÃO terá este ano lugar no Jardim dos Centenários, no centro histórico de Arcos de Valdevez, contando com espaço de exposição, espaço de provas de vinhos e apresentações, tasquinhas de petiscos, animação de palco, animação de rua, curso de iniciação à prova de vinhos, percursos turístico-gastronómicos pela Vila, visitas a Quintas/Adegas e oferta turística e cultural diversa.

Este festival enoturístico pretende celebrar a Casta Vinhão e a sua fabulosa evolução em termos técnicos e produtivos. Agora, a casta vinhão é a rainha. É ela que melhor se relaciona com as iguarias gordas como a lampreia, o sarrabulho, o cozido à portuguesa, o arroz de cabidela, o cabrito mamão da serra, o arroz de de sarrabulho, etc.. Arcos de Valdevez, com o seu “terroir”, soube manter uma reserva de qualidade e tradição na produção de Vinhão e também inovar sem nunca descurar a relação harmónica com a gastronomia. Mas o Festival apresenta outros vinhos verdes, com destaque para os brancos Loureiros e Alvarinhos, rosados e espumantes. 

O Festival integra também a selecção do ‘FESTIVINHÃO’18 Vinho do Ano’ e incluirá este ano a I Edição da ‘RAINHA DAS VINDIMAS Arcos de Valdevez’.

A seleção do ‘FESTIVINHÃO’18 Vinho do Ano’ contará com um Grande Prémio para o Vinho Verde da Casta Vinhão e a Selecção do Ano para as categorias de Vinho Verde Tinto, Branco, Rosé, Espumante Tinto e Espumante Branco. Haverá ainda uma Selecção para os Vinhos de Arcos de Valdevez nas mesmas categorias (excepção dos espumantes, que apenas tem uma categoria genérica).

Na ‘RAINHA DAS VINDIMAS Arcos de Valdevez’ será coroada a candidata que irá representar o Município no Concurso Nacional da Rainha das Vindimas que terá lugar em Alenquer, Cidade Europeia do Vinho 2018 (juntamente com Alenquer). Esta iniciativa tem como objetivo a promoção das tradições e da cultura rural das nossas populações, que são a sua ligação à terra. É esta ligação que se pretende preservar e fomentar entre os jovens, para que estes valores culturais possam existir em sintonia com o moderno. A eleição terá lugar no dia 1 de Junho.

Arcos de Valdevez  afirma-se como a terra do vinhão.

Top