Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

“Paisagens Literárias” são o mote da Semana Concelhia da Leitura

 “Paisagens Literárias” são o mote da Semana Concelhia da Leitura
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
21 Março 2018

 

Arcuense António cacho é o homenageado desta edição

 

Teve início esta segunda-feira, 19 de março a nona edição da Semana Concelhia da Leitura, desta vez subordinada ao tema " Paisagens Literárias". A Semana volta a apresentar inúmeras atividades programadas pelas bibliotecas da Autarquia, do Agrupamento e da Epralima, tendo sempre como objetivo principal a promoção de leitura e a aproximação da comunidade escolar ao público não escolar, estando este ano mais enriquecida com a homenagem que faz ao poeta arcuense, António Cacho.

António Afonso Gonçalves Cacho, que habitualmente usa o nome abreviado de António - Cacho, nasceu na cidade de Belém do Estado de Pará, Brasil, a 27 de Fevereiro de 1927. Reside na vila de Arcos - de Valdevez e é licenciado em Direito pela - Universidade de Coimbra, tendo exercido - advocacia durante cinquenta e um anos. Reformado, anterior mente foi Magistrado do Ministério Público nas comarcas de Arcos de Valdevez e Tavira. - Também lecionou, durante nove anos, como - professor do ensino secundário particular em Arcos de Valdevez. Prestou serviço militar como miliciano, ficando com o posto de tenente de infantaria. Começou a publicar a sua poesia em 1989, contando atualmente - com inúmeros admira dores, não só na região, como pelo país fora. A sua obra conta já com 11 publicações.

Na sessão de abertura, ocorrida na Casa das Artes, os alunos das escolas realizaram diversas performances, desde teatros, a leitura de poemas, a momentos musicais e de dança e deliciaram os muitos presentes que encheram completamente o auditório.

António Cacho foi a figura central da noite, tendo a sua obra sido referenciada por diversas vezes. Foi com agrado e felicidade que o autor agradeceu a homenagem feita, pois conforme afirmou é “muito bom ser reconhecido e palmeado desta forma”.

Na sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, relevou a importância da realização deste evento para comunidade escolar em particular e o público em geral, mostrando-se esperançado de que tudo o que for feito durante esta iniciativa dedicada aos livros perdure no tempo.

Em ano de celebração do Património Cultural e considerando a riqueza do nosso património natural, construído e histórico, o autarca considera também que a temática Paisagens Literárias foi uma boa escolha.

O autarca enalteceu ainda a obra de António Cacho, e porque para si a melhor forma de homenagear um autor é lendo-o, terminou a sua intervenção lendo um poema do autor que se debruça em Arcos de Valdevez.

À semelhança das edições anteriores,   vão ser levados a cabo encontros com escritores, contadores de histórias, ilustradores, realizadas sessões de leitura em voz alta, recitais e poesia, exposições, oficinas de expressão, workshops, laboratórios abertos e oficinas, jogos, teatro, cinema e exposições, bem como o já consolidado Concurso de Leitura Quintos Leitores.

 

Obra literária do Autor homenageado:

Estes Frutos (1989)

Ao Pé do Rio (1992)

Amor-Poente (1996)

Barco sem Cais (2000)

Canto Final (2003)

Arco-da-Velha (2009)

Cartilha do Vento (2011)

Vivências Cívicas (2012)

Vozes da Memória (2014)

Tercetos Líricos (2016)

Roda do Tempo (2017)

Município de Arcos de Valdevez
Top