Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Reabilitação Urbana em Arcos de Valdevez

Reabilitação Urbana em Arcos de Valdevez
05 Dezembro 2017



Abertas candidaturas ao Instrumento Financeiro para Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFFRU 2020)

 

A Reabilitação Urbana tem sido uma das principais prioridades da Câmara Municipal arcuense que, passados dois anos da aprovação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Sede do Concelho, para agilizar e dinamizar a reabilitação urbana e considerando as dinâmicas, públicas e privadas verificadas procedeu ao alargamento da ARU original, integrando áreas urbanas periféricas a esta.

Está subjacente a esta estratégia a implementação de um conjunto de incentivos dos quais se destacam, a isenção ou redução do IRS, IMI, IMT; a redução em 50% das taxas municipais relativas a processos de reabilitação de edifícios e ainda nas empreitadas de reabilitação urbana a passagem do IVA da taxa normal (23%) para a taxa reduzida (6%).

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez pretende consolidar a estratégia de dinamização urbana, tendo aprovado o PARU – Plano de Ação para a Reabilitação Urbana e conseguiu financiamento para a 1ª fase no valor de 2 milhões de euros.

Para além dos incentivos municipais, qualquer entidade, singular ou coletiva, pública ou privada, poderá candidatar-se de imediato aos apoios do IFFRU 2020 para a reabilitação urbana.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez pretende mobilizar os arcuenses a intervir na qualificação, revalorização do espaço público e na reabilitação urbana.

Os empresários e proprietários de edifícios e espaços localizados nas Áreas de reabilitação Urbana podem candidatar-se ao Instrumento Financeiro para Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFFRU 2020).

Para além das condições excecionais de financiamento, os interessados beneficiam ainda de um conjunto de regalias fiscais definidas pela autarquia.

As intervenções apoiadas dizem respeito à reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos ou, no caso de idade inferior, que demonstrem um nível de conservação igual ou inferior a 2. Os edifícios reabilitados podem destinar-se a qualquer uso, nomeadamente habitação, atividades económicas e equipamentos de utilização coletiva. No mesmo pedido de financiamento, o IFFRU 2020 apoia medidas de eficiência energética complementares às intervenções de reabilitação urbana.

 

Mais informação sobre o iffru

Quem se quiser candidatar ao IFFRU terá primeiro de pedir parecer de enquadramento à Câmara Municipal da localização do imóvel; depois terá de ter o certificado energético do imóvel antes da intervenção elaborado por um perito qualificado pela ADENE e depois fazer o pedido de financiamento junto dos bancos selecionados.

  • Informações e esclarecimentos:

Email: iffru@iffru.irhu.pt

Telefone: 21723 17 98

Página Web: www.portaldahabitação.pt

  • Interlocutor do Município de Arcos de Valdevez:

Isabel Carvalho 

Telefone: 258520518

E-mail: imcarvalho@cmav.pt

Top