Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

TrEX em Arcos de Valdevez

 TrEX em Arcos de Valdevez
image title
image title
23 Novembro 2017

No âmbito do 'Alto Minho TrEX', as quatro brigadas destacadas pela organização da iniciativa iniciaram o trabalho de campo nos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo. Durante esta segunda-feira, foram tratados cerca de 25 hectares de áreas de pastagem em dois territórios limítrofes, pela ação de fogo controlado e com o envolvimento não direto de duas comunidades de pastores.

As ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado decorreram, ao longo do dia, na Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez. O objetivo é colocar em prática e no terreno os conhecimentos e experiências partilhados no workshop de Trainig Exchange, realizado no passado sábado.

Na passada segunda-feira foi realizada uma reunião, em S. Bento do Cando, com os pastores da região e a Associação de Compartes dos Baldios da Gavieira, para explicar como funciona o TrEX, bem como para articular futuras ações preventivas conjuntas.

Até sexta-feira, as brigadas vão percorrer todos os concelhos alto-minhotos, implementando ações de fogo controlado em áreas predefinidas e autorizadas ao abrigo do exposto no nº 4 do artigo 26º da lei nº 76/2017 de 17 de agosto.

Esta é mais uma ação preventiva com o objetivo de gestão do pastoreio. Uma entre as ações desenvolvidas pelo Município no que toca à gestão de combustíveis, beneficiação de rede viária florestal e pontos de água, que se junta ao trabalho preventivo das 5 equipas de sapadores florestais.

Promovido pela CIM Alto Minho em parceria com a "Nature Conservancy", o "Alto Minho TrEX" é uma iniciativa habitualmente realizada nos EUA e que tem lugar pela primeira vez na Europa. Integrado no projeto da CIM "Protec|Georisk: Alto Minho 2020" (apoiado pelo PO SEUR), este evento visa promover a divulgação, intercâmbio e capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo.

Esta rede de trabalho reconhecida ao nível mundial pode ser seguida na página da "Nature Conservancy" e ainda através da rede social facebook "TREX Prescribed Fire Training Exchange". 

Parte superior do formulário

Top