Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Comissão de Apoio à População Idosa de Arcos de Valdevez já iniciou funções

Inicio capi   2  1 1024 2500
Inicio capi 1 1024 2500
Inicio capi   1  1 1024 2500
20 Novembro 2017

Centrada nos problemas das pessoas residentes no concelho de Arcos de Valdevez, com idade superior a 65 anos, e que se encontrem em situação de abandono, isolamento social, solidão, marginalização ou maus tratos, e, cuja situação apresente uma ameaça ao seu bem-estar e segurança, a CAPI é um órgão com função consultiva, de articulação, informação, promoção dos direitos das pessoas idosas de forma a garantir o seu bem-estar, dignidade e qualidade de vida.

A CAPI iniciou as suas funções em reunião realizada no passado dia 16 de novembro nas instalações do Município de Arcos de Valdevez, tendo sido eleita como coordenadora a Vereadora Belmira Reis.

Os elementos que a compõem são a  Câmara Municipal de Arcos de Valdevez; Guarda Nacional Republicana; Delegação de Saúde Pública de Viana do Castelo; Unidade de Cuidados da Comunidade; 4 representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (Centro Paroquial e Social de S. Jorge, Centro Paroquial e Social de Rio Frio, Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade, Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Arcos de Valdevez); Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e Rede Local de Intervenção Social.

Esta Comissão, que contará também com a colaboração do Ministério Público, através da assinatura de um Protocolo de Colaboração entre estes dois organismos, irá avaliar casos de idosos em risco que lhe sejam sinalizados, e, de acordo com a avaliação efetuada, aplicar as medidas consideradas adequadas para a resolução da situação.

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves fez questão de estar presente nesta primeira reunião, tendo demonstrado o seu contentamento com o início da atividade desta Comissão.

Top