Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Festa de São Martinho atraiu muitos ao Centro Histórico

Festa de São Martinho atraiu muitos ao Centro Histórico
image title
image title
image title
image title
image title
15 Novembro 2017

Magusto, vinho novo e petiscos foram o chamariz para um fim de semana de festa

No passado fim-de-semana as ruas do Centro Histórico de Arcos de Valdevez estiveram engalanadas a rigor para receberem as comemorações do S. MARTINHO. Uma iniciativa do Município de Arcos de Valdevez e da Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez que pretende promover o vinho verde e os produtos locais.

Este evento de celebração do 'Vinho Novo' contou com espaços de tasquinhas e magusto, dinamizados por associações locais, bancas dos vinhos de Arcos de Valdevez e muita animação de rua, com atuações musicais de vários géneros, nomeadamente da Banda às Riscas, da Charanga do Ribeirinho, da Cláudia Pimenta (Fado) e dos ConecSom, dos grupos Sonus Sax e Tone & Tonic e ainda dos Budda Power Blues & Maria João. A música popular também esteve presente através das prestações das rusgas de Oliveira, a Rusga Padre Himalaya e da Rusga Alegria de Gondoriz.

 Um dos momentos altos desta programação ocorreu no sábado com a realização da Bênção do Vinho Novo, realizada em colaboração com o Arciprestado de Arcos de Valdevez e a Confraria do Vinho Verde. Aqui, quem marcou presença pode ainda provar gratuitamente o vinho novo.

Já no domingo é de enaltecer a apresentação do livro 'Territórios Vinhateiros de Portugal - Arcos de Valdevez' da AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, no qual se faz referência a Arcos de Valdevez e à sua produção de vinho verde O evento integrou ainda um percurso guiado pela Rota das Quintas de Arcos de Valdevez com prova de vinhos.

 

Foram muitos os que acorreram ao centro histórico para se divertirem e celebrarem esta festa assinalada um pouco por toda a Europa. Para a autarquia é um evento de grande importância porque promove Arcos de Valdevez e os seus produtos, mais precisamente o seu vinho, a sua gastronomia e o artesanato, e que gera dinâmica. Tanto ao nível económico e de mobilização das pessoas, como de atração turística.

Top