Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Local internacional de observação de estrelas em implementação pela ARDAL

Observa  o de estrelas  2    c pia 1 1024 2500
Observa  o de estrelas  1  1 1024 2500
27 Outubro 2017

Preparado para ver estrelas?

Já decorrem a bom ritmo os esforços de concretização da candidatura "Local Dark Sky no Território do Parque Nacional da Peneda-Gerês", aprovada no âmbito do programa Norte 2020 Património Natural, promovida pela ARDAL.

Após a adjudicação do projeto à empresa Borealis On Trekking (www.borealis.pt), que tem vindo nos últimos anos a desenvolver em parceria com a ARDAL vários eventos de observação de estrelas, foram concluídas as fases de estudo global de requisitos de certificação Local Dark Sky (LDS) no território do PNPG. Um Local Dark Sky (LDS) é um território que possui uma qualidade excepcional de noites estreladas e um ambiente noturno que é protegido pelo seu interesse científico, natural, educacional e cultural. A certificação será obtida através de um organismo internacionalmente reconhecido e com certificações já atribuídas sobretudo em locais nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e França.

O desenvolvimento e implementação de um local certificado de observação de estrelas permite a criação de uma janela para o universo, explorando o território numa nova dimensão. Este olhar para cima, cria a terceira dimensão dentro do espaço físico do PNPG, permitindo complementar a atual oferta de Turismo de Natureza com uma nova e inovadora gama de produtos turísticos ligados à observação do céu noturno, permitindo aumentar a oferta da região de forma inovadora, com novos produtos e eventos que ocorrem tendencialmente à noite. A dinâmica do LDS irá promover e contribuir para uma oferta de ecoturismo única e altamente diferenciada, captando novos mercados turísticos para a região. O aparecimento destes programas de alto valor e interesse vai fixar turistas na região por mais dias.

O LDS integra um vetor estratégico de grande relevância num território de desenvolvimento turístico e de revitalização social e económica que permitirá afirmar a região como destino único e de excelência a nível mundial. De âmbito regional, terá impacto na oferta turística do país com a projeção internacional desta certificação.

Os primeiros passos estão dados para transformar o PNPG num território de excelência para observação das noites estreladas.

Top