Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Instalada a Comissão de Apoio à População idosa de Arcos de Valdevez

Instalada a Comissão de Apoio à População idosa de Arcos de Valdevez
image title
image title
image title
image title
25 Julho 2017

Foi no Dia da Amizade, que se comemora a 20 de julho de cada ano, que foi instalada a Comissão de Apoio à População Idosa de Arcos de Valdevez (CAPI).

A escolha da data, não foi em vão, pois, um dos significados do Dia da Amizade é a demonstração da união dos homens para alcançar grandes objetivos.

É esta união, que se pretende com a criação desta Comissão, que visa promover e proteger os idosos do concelho de Arcos de Valdevez, que se encontrem em situação de abandono, isolamento social, solidão, marginalização ou maus tratos e cuja situação represente uma ameaça ao seu bem-estar e segurança.

Conforme consta do Regulamento aprovado pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e pela Assembleia Municipal , o qual que foi publicado no Diário da Republica - 2ª Serie - Nº 105  - 31 de maio de 2017, a CAPIserá constituída pelos representantes das seguintes entidades: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez; Guarda Nacional Republicana; Delegação de Saúde Pública de Viana do Castelo; Unidade de Cuidados da Comunidade ; 4 representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (Centro Paroquial e Social de S. Jorge, Centro Paroquial e Social de Rio Frio, Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade, Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Arcos de Valdevez); Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e Rede Local de Intervenção Social.

A Comissão contará ainda com o apoio do Ministério Publico em protocolo a celebrar entre as duas entidades.

Eta sessão de tomada de posse dos organismos que irão constituir a CAPI, foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, o qual referiu que a instalação da CAPI, é o culminar de um longo trabalho realizado no âmbito da Rede Social Local, dirigido aos "jovens há mais tempo" e que muito tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida deste grupo da população.

Acrescentou que o Plano Municipal do Idoso, é um bom exemplo deste trabalho em rede e das medidas que têm sido tomadas no sentido de promover o bem-estar dos idosos do concelho.

A este propósito referiu que o Município, durante os últimos três anos de vigência do Plano Municipal do Idoso, apoiou a recuperação da habitação de pessoas idosas, bem como da mobilidade e acessibilidade no interior da casa, num investimento que atingiu os 110.00,00€.

Também ao nível da saúde e bem-estar, o Município, promoveu um conjunto de iniciativas, tais como, as Olimpíadas Séniores, que ocorreram no mês de outubro e que abrangeram cerca de 100 séniores e o Projeto Séniores +Ativos, que abrange já,200 séniores e que contempla sessões de ginástica geriátrica semanal desenvolvida em diversas freguesias do concelho.

 

João Manuel Esteves destacou ainda o Festival Sénior, iniciativa que ocorre anualmente, no Centro de Exposições de Arcos de Valdevez e que tem juntado milhares de pessoas.

 

Com estas iniciativas a Câmara Municipal pretende contribuir para um concelho mais solidário, com mais equidade, oportunidades e uma melhor qualidade de vida para todos.

Top