Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

FESTIVINHÃO’17 - Concurso “FESTIVINHÃO’17 Seleção Vinho Verde do Ano” decorreu no dia 31 de Maio

Festivinhao 2017 2 1 1024 2500
09 Junho 2017

 

O FESTIVINHÃO’17 Festival Enoturístico de Arcos de Valdevez que decorrerá nos dias 16, 17 e 18 de Junho, terá lugar nas ruas do centro histórico da Vila de Arcos de Valdevez, contando com workshops técnicos, espaço de exposição (vinhos, gastronomia, artesanato alimentar, etc.), espaço de provas de vinhos, tasquinhas de petiscos, espetáculos de palco, animação de rua, curso de iniciação à prova de vinhos, percursos turístico-gastronómicos pela vila, visitas a Quintas/Adegas para além de uma de programação musical forte.

O Concurso FESTIVINHÃO’17 Seleção Vinho Verde do Ano” decorreu no dia 31 de Maio, no laboratório da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes seguindo as regras da OIV Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Foram premiados 10 vinhos, cujos vencedores serão conhecidos no jantar de gala do dia 16 de Junho que decorrerá na Estação Vitivinícola Amândio Galhano, propriedade da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. O jantar será desenhado para fazer brilhar os vinhos, proporcionando um casamento feliz entre os vinhos vencedores e uma ementa desenhada e confecionada a preceito sob a batuta do Professor Chef Manuel Viana da Epralima. O jantar é aberto ao público, mas com inscrição prévia.

Mas a festa do vinhão começa na sexta-feira dia 16, logo pela manhã, com uma palestra vocacionada para os produtores de vinha e vinho, sob coordenação técnica e científica da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O primeiro painel será dedicado à cultura da vinha e aos problemas da atualidade, com novidades do ponto de vista técnico e prático. O segundo painel decorrerá em ambiente mais descontraído e de tertúlia no café mais antigo da vila de Arcos de Valdevez, o Café Arcuense. Embora dedicado aos operadores de Hotelaria, Alojamento local, Turismo em Espaço Rural, Restauração e Cafetaria está aberto ao público em geral e trará a debate a “Relação Turismo-Gastronomia e Vinhos”.

No sábado inicia-se a programação enoturística logo pela manhã, com uma visita guiada a três quintas e adegas do Vale do Lima. Em cada quinta, haverá lugar à degustação de vinhos e produtos alimentares artesanais locais. À noite haverá lugar a um jantar itinerante, experiência gastroturística e cultural com 4 “estações” correspondendo cada uma delas a uma das partes da refeição: entradas, sopa, prato principal e sobremesa. Em cada uma destas haverá uma harmonização específica com Vinhos de Arcos de Arcos de Valdevez. Pelo meio, haverá lugar a uma visita guiada a edifícios e monumentos do património arcuense. No domingo haverá uma outra visita a três quintas do Vale do Vez. Para quaisquer destes eventos há necessidade de marcação prévia, já que a lotação é limitada.

Ainda no sábado realizar-se-á um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos, oferecido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e pela VINÁLIA. Trata-se de um curso de lotação limitada e inscrição prévia, em que com a ajuda de um especialista é possível aprender a identificar os aromas e os sabores dos vinhos. Depois de se passar por uma experiência destas o vinho passa a ter outras subtilezas.

Ainda no sábado haverá no “Espaço Provas” duas sessões de provas comentadas pelo jornalista e Enófilo João Oliveira sobre os principais vinhos presentes na exposição. No domingo, os produtores presentes farão as suas provas comentadas, também no mesmo espaço.

O evento terá três palcos, onde de meia em meia hora haverá bandas a tocar, espectáculos de teatro de rua, coros, palhaços, etc.. No sábado a noite encerra às 2 da manhã com As Noites Loucas dos Anos 20”. Vista-se a preceito!

Programa

Sexta-feira, 16 de Junho

09:30 Seminário FESTIVINHÃO - Palestras de Viticultura*

(Auditório do Turismo)

15:30 Seminário FESTIVINHÃO - Tertúlia 'Relação Turismo-Gastronomia e Vinhos' *

(Café Arcuense)

20:00 Jantar de Celebração dos Vinhos Premiados na Selecção do 'FESTIVINHÃO'17 Vinho do Ano'

(Estação Vitivinícola Amândio Galhano)

 

Sábado, 17 de Junho

10:00 Enoturismo: Rota dos Vinhos de Arcos de Valdevez - Roteiro FESTIVINHÃO 1 *

Visitas guiadas às Quintas com provas de vinhos e produtos locais

(Ponto de Encontro no Turismo)

15:00 Abertura da Exposição e das Tasquinhas

15:00 - 00:00 Animação de Rua e de Palco

15:30 Curso de Iniciação à Prova de Vinho*

(Biblioteca Municipal)

18:00 - 19:00 Provas Comentadas

(Espaço Provas)

19:00 Enoturismo: Jantar Itinerante no Centro Histórico de Arcos de Valdevez*

(Ponto de Encontro no Turismo)

22:00 - 23:00 Provas Comentadas

(Espaço Provas)

00:00 Fecho da Exposição

00:00 - 02:00 Noite dos Loucos Anos 20

02:00 Fecho das Tasquinhas

 

Domingo, 18 de Junho

10:00 Enoturismo: Rota dos Vinhos de Arcos de Valdevez - Roteiro FESTIVINHÃO 2*

Visitas guiadas às Quintas com provas de vinhos e produtos locais

 (Ponto de Encontro no Turismo)

15:00 Abertura da Exposição e das Tasquinhas

15:00 - 18:00 Animação de Rua e de Palco

17:00 - 18:00 Provas Comentadas

(Espaço Provas)

19:00 Encerramento FESTIVINHÃO'17

 

Inscrições e informações no Turismo, através do e-mail vinhos.avvez@gmail.comtlm. 934901967 ou na página do Facebook https://www.facebook.com/festivinhao 

Top