Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez integra Projeto de Revitalização dos Sectores Produtivos e Tradicionais do PNPG

Portocova1 branda 2 1 1024 2500
06 Junho 2017

 

 

Arcos de Valdevez integra a Comissão de acompanhamento do Projeto de Revitalização dos Sectores Produtivos e Tradicionais do PNPG (RevitAGRI - PNPG), recentemente constituída com a ESA – Escola Superior Agraria e a ESCE - Escola Superior de Ciências Empresarias do IPVC (entidade coordenadora do projeto); DRAPN; ICNF; os Municípios que integram o PNPG e as associações de desenvolvimento local ADRIL, ADRMINHO, ADER e ATAHCA.

Este projeto é coordenado pela ESA e visa a revitalização dos setores produtivos tradicionais do PNPG, centrada na área do agronegócio.

 Tem ainda como objetivos realizar uma análise das empresas alvo, relativamente ao seu potencial de inovação, à melhoria dos circuitos de comercialização e à identificação de redes de cooperação que visem uma maior rentabilização dos recursos e um aumento de escala para posicionamento dos produtos no mercado.
Paralelamente a estas ações serão implementadas ações de demonstração, recorrendo a casos de sucesso existentes na Europa, em territórios idênticos ao do PNPG. Estas ações visam uma aprendizagem prática e uma capacitação das entidades e associações com intervenção no PNPG, permitindo ainda o desenvolvimento de redes de cooperação com estes casos bem-sucedidos.

Também serão realizadas ações de demonstração são igualmente aplicadas aos produtores/empresários, quer em seminários organizados para apresentação de projetos análogos, quer através de uma missão à Galiza, onde a aprendizagem no terreno se mostra valiosa para o conhecimento de experiências e de projetos implementados e bem-sucedidos, que aportaram dinâmicas no território e que contribuíram para a fixação de jovens e para o desenvolvimento económico.

Top