Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Abril - Mês da Prevenção Maus Tratos na Infância - O Futuro são as crianças

Operacao stop 1 1024 2500
03 Maio 2017
 

Ao longo do mês de abril, a Comissão Nacional de Proteção Crianças e Jovens em Risco voltou a lançar campanha "Laço Azul", a qual promove a prevenção dos maus tratos na infância.

Esta campanha contou com a colaboração do Município e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arcos de Valdevez, bem como com o envolvimento da comunidade.

O comércio tradicional decorou as suas montras com o tema "Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância". De igual modo foram colocadas mensagens na entrada principal da Câmara Municipal alusivas à campanha e programadas iniciativas para chamar à atenção da sociedade para esta causa, nomeadamente, colocadas faixas azuis nos jogadores de futebol do encontro das equipas ARC Guilhadeses/Cerveira; também foi feita a apresentação do livro "O Modelo de Proteção à Infância: entre a Justiça e a Comunidade", pela Dr.ª Ana Marques dos Santos, um momento que contou também com uma atuação de música ao vivo pelo grupo "SonuxSax". Nesta ocasião, o presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, deixou palavras de apreço ao trabalho desenvolvido pela CPCJ, referindo a importância que exerce ao nível da proteção e construção de um futuro para as crianças, bem como deixou bem patente que a autarquia apoia e continuará a apoiar sempre a Comissão, no entanto, só terá a sensação de dever cumprido quando esta deixar de ser necessária.

No âmbito das atividades teve também lugar o Torneio Arcos Rugby Celta, organizado pelo Clube de Rugby de Arcos de Valdevez, associando-se o clube a esta campanha. Neste torneio, que contou com a presença de mais de 200 atletas, foram realizadas pinturas faciais azuis para simbolizar o tema.

Por fim, decorreu também a operação Azul, uma operação stop realizada com a colaboração da GNR de Arcos de Valdevez e protagonizada por crianças. Nesta operação, as crianças vestiram o papel de agentes da autoridade e entregaram fitas para os automobilistas colocarem nas antenas dos carros, bem como explicaram o porquê da ação e distribuíram panfletos informativos e o calendário dos afetos.

Esta foi uma iniciativa bastante proveitosa, tanto para as crianças que a protagonizaram, como para a comunidade em si, porque através das próprias crianças foi chamada à atenção para esta causa.

Com estas atividades realizadas ao longo do mês de abril pretendeu-se envolver e consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância, do fortalecimento das famílias e das próprias crianças no sentido de uma parentalidade positiva e do fundamental envolvimento comunitário.

Municipio de Arcos de Valdevez
Top