Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Câmara Municipal apoia execução de Memorial em homenagem às vítimas do acidente do Castelo ocorrido em 1958

Memorial vitimas acidente castelo2 1 1024 2500
Memorial vitimas acidente castelo3 1 1024 2500
Memorial vitimas acidente castelo4 1 1024 2500
27 Abril 2017

Por iniciativa de José Barros, José da Costa e Victor Fernandes, sócios da Casa dos Arcos de Valdevez de St.Maur (região de Paris), foi lançada a ideia de levantar um Memorial em homenagem às vítimas do acidente do Castelo ocorrido no dia 18 de maio de 1958, por altura das comemorações da Nossa Senhora do Castelo.

Foi criada uma comissão para levar a cabo esta ideia que neste momento é apoiada pela Câmara Municipal, pela Comissão Administrativa de Nossa Senhora do Castelo - Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Comba de Vilafonche e pelo seu Pároco José Aventino Freitas, pela União das Freguesias de Arcos de Valdevez (Salvador) Vilafonche e Parada, União das Freguesias de Arcos de Valdevez S. Paio e Giela, União das Freguesias de Guilhadeses e Santar e Freguesia de Gondoriz, freguesias onde residiam as vítimas do acidente, bem como pelos proprietários do terreno onde será erigido o Monumento.

A apresentação deste Memorial decorreu no Centro Municipal de Informação e Turismo e contou com a presença das entidades referidas, bem como familiares das vítimas.

Este acidente, que provocou a morte a cerca de 20 pessoas e vários feridos, colocou Arcos de Valdevez de luto e foi um momento marcante para a história destas Celebrações, sendo ano após ano lembrado pela Paróquia aquando da missa Campal no Castelo.

 "Para que a Memória não se Apague" é o mote para a realização do memorial que ficará colocado no local onde o autocarro parou depois de se ter despenhado. Através dele será possível fazer com que os vindouros nunca se esqueçam deste momento marcante para o concelho e para as celebrações.

O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves destacou a importância desta homenagem simples, relevando a importância de se preservar as memórias.

Já o Pároco Aventino Freitas adiantou que este ano, no dia 14 de maio, pelas 16h00, dia em que a Nossa Senhora do Castelo sairá do Castelo em direção à Igreja de Vilafonche, a procissão irá parar no local onde ficará o Memorial e será explicado à população o que irá ser feito, bem como realizada uma oração em honra das vítimas.

Está prevista a sua inauguração para o próximo ano, coincidindo com os 60 anos do acidente e os 120 anos das comemorações da Nossa Senhora do Castelo.

Município de Arcos de Valdevez
Top