Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez - Mais oportunidades para todos

Arcos de Valdevez - Mais oportunidades para todos
13 Abril 2017

Em 2016 Arcos de Valdevez avançou na coesão social, na educação, na cultura, no desenvolvimento das redes de infraestruturas e de equipamentos, bem como na promoção e atratividade empresarial, comercial e turística.

A Autarquia em 2016 teve uma execução orçamental de mais de 22 Milhões de euros, a melhor dos últimos anos. Esta execução é fruto de uma gestão pró-ativa, criteriosa e responsável, onde se conjuga a melhoria da qualidade do serviço prestado aos munícipes, a estabilidade económica e financeira do Município e o investimento no concelho.

A par desta execução, a Autarquia reduziu a dívida orçamental em cerca de 2 milhões de euros e alcançou uma poupança corrente de 6 milhões de euros que foi canalizada para a realização de investimentos estruturantes no concelho.

Houve reforço das politicas de proximidade e parceria com as Juntas de Freguesia, Associações, Instituições Sociais e Famílias, tendo sido protocoladas verbas na ordem dos 3,7 milhões de euros.

Ao nível do investimento, em 2016, a Autarquia concretizou mais de 6,5 milhões de euros em Funções Sociais, de 2,7 milhões de euros em Funções Económicas e cerca de 1 milhão de euros em Funções Gerais.

O ano 2016 ficou marcado por grandes intervenções. Foi lançada a obra da EB 2,3/S e requalificada a Escola Básica de Távora Sta. Maria. Houve um reforço da ação social escolar e dos programas de apoio aos mais desfavorecidos, foi apoiada a recuperação de habitações, teve inicio a recuperação do edifício na Rua do Espirito Santo na Valeta, para arrendamento Jovem. Foi reforçado o apoio aos Bombeiros Voluntários e às Comissões de Compartes de Baldios tendo em vista a prevenção e combate de fogos florestais e o socorro à população.

Houve ainda, uma clara aposta na promoção da cultura, desporto e lazer através do apoio a várias iniciativas promovidas pela Casa das Artes e pelas associações arcuenses e intensificada a descentralização cultural pelas freguesias. Iniciaram-se as intervenções no Centro Interpretativo do Barroco, na Igreja do Espírito Santo, e avançou o projeto de requalificação e adaptação do espaço da Antiga Escola Primária para a Oficina de Criatividade Himalaya. Foi substituído o relvado sintético no Estádio Municipal da Coutada, executadas obras de manutenção e melhoria na Ecovia, concluído o Estádio Municipal de Rugby e reabilitado o Complexo das Piscinas Municipais e apoiadas obras em instalações de associações.

Por todo o concelho foram investidos milhões de euros na melhoria das redes de estradas, água, saneamento, iluminação e recolha de resíduos.

Visando o reforço da competitividade do território, a geração de riqueza e a criação de emprego, procedeu-se ao alargamento dos parques empresariais, à captação, instalação e ampliação de várias empresas no concelho e ao lançamento de um conjunto de incentivos ao investimento.  Com a ACIAB, a Cooperativa Agrícola, a Incubo e a ARDAL foram dinamizadas iniciativas de promoção do investimento, do turismo, do comércio local, do alojamento e restauração. Foi reforçada a dinamização da Porta do Mezio e a classificação dos Socalcos de Sistelo como paisagem cultural.

Para o Presidente da Câmara, João Manuel Esteves "em 2016 foram dados passos significativos para, com todos os arcuenses, com confiança e entusiasmo, continuarmos a construir o futuro de Arcos de Valdevez Onde Portugal se Fez".

Município de Arcos de Valdevez
Top