Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Milhares de pessoas no desfile dos Bois da Páscoa em Arcos de Valdevez

Milhares de pessoas no desfile dos Bois da Páscoa em Arcos de Valdevez
image title
image title
image title
06 Abril 2017

O passado domingo foi de festa em Arcos de Valdevez com o tradicional desfile dos Bois da Páscoa, o qual deu o arranque às comemorações da época Pascal no concelho.

Milhares de pessoas juntaram-se ao longo da Avenida Recontro de Valdevez para assistir a este cortejo, composto por 34 bois das raças minhota e barrosã, alguns também cachenos e ainda 20 vacas cachenas cangadas à moda antiga, num desfile que contou também com a participação de figurantes vestidos à época, com os trajes regionais.

Os animais que este ano desfilaram estiveram em exposição, no parque da Ponte Nova, sendo que depois foram engalanados a preceito para participarem no desfile, que também foi acompanhado por vários ranchos folclóricos do concelho, trajados a rigor, recriando um ambiente de festa.

De referir, que manda a tradição que os animais que desfilam, comprados pelos talhos do concelho, sejam abatidos antes da Páscoa para que a sua carne seja consumida durante os festejos da época Pascal.

O presidente da Câmara Municipal, João Esteves adiantou que este desfile é de grande importância na promoção do concelho. Ele repesca uma tradição antiga e cria dinâmica económica em volta da restauração, hotelaria e comércio.

Por outro lado, através deste evento "mostramos aquilo que temos no mundo rural, o qual está vivo e dinâmico, onde a agricultura tem um papel relevante nos rendimentos de muitas famílias, e mostramos às gerações mais novas que a agricultura é um setor onde poderão encontrar oportunidades", referiu.

Com mais de sete décadas, esta tradição pascal nasceu por iniciativa dos proprietários de talhos estabelecidos na sede do concelho, para darem a conhecer os bovinos que seriam abatidos por altura da Páscoa.

A iniciativa foi organizada pela Câmara de Arcos de Valdevez, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a ARDAL e vários talhos e produtores do concelho.

Município de Arcos de Valdevez
Top