Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Milhares de pessoas no desfile dos Bois da Páscoa em Arcos de Valdevez

Bois pascoa 2017 45 1 1024 2500
Bois pascoa 2017 certificado 1 1024 2500
Bois pascoa 2017 13 1 1024 2500
06 Abril 2017

O passado domingo foi de festa em Arcos de Valdevez com o tradicional desfile dos Bois da Páscoa, o qual deu o arranque às comemorações da época Pascal no concelho.

Milhares de pessoas juntaram-se ao longo da Avenida Recontro de Valdevez para assistir a este cortejo, composto por 34 bois das raças minhota e barrosã, alguns também cachenos e ainda 20 vacas cachenas cangadas à moda antiga, num desfile que contou também com a participação de figurantes vestidos à época, com os trajes regionais.

Os animais que este ano desfilaram estiveram em exposição, no parque da Ponte Nova, sendo que depois foram engalanados a preceito para participarem no desfile, que também foi acompanhado por vários ranchos folclóricos do concelho, trajados a rigor, recriando um ambiente de festa.

De referir, que manda a tradição que os animais que desfilam, comprados pelos talhos do concelho, sejam abatidos antes da Páscoa para que a sua carne seja consumida durante os festejos da época Pascal.

O presidente da Câmara Municipal, João Esteves adiantou que este desfile é de grande importância na promoção do concelho. Ele repesca uma tradição antiga e cria dinâmica económica em volta da restauração, hotelaria e comércio.

Por outro lado, através deste evento "mostramos aquilo que temos no mundo rural, o qual está vivo e dinâmico, onde a agricultura tem um papel relevante nos rendimentos de muitas famílias, e mostramos às gerações mais novas que a agricultura é um setor onde poderão encontrar oportunidades", referiu.

Com mais de sete décadas, esta tradição pascal nasceu por iniciativa dos proprietários de talhos estabelecidos na sede do concelho, para darem a conhecer os bovinos que seriam abatidos por altura da Páscoa.

A iniciativa foi organizada pela Câmara de Arcos de Valdevez, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a ARDAL e vários talhos e produtores do concelho.

Município de Arcos de Valdevez
Top