Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Rio Frio vai ter Museu dos Ofícios e Arte Popular

Rio Frio vai ter Museu dos Ofícios e Arte Popular
image title
image title
image title
31 Março 2017
 

 

Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, esteve esta quarta-feira em Arcos de Valdevez para celebrar o protocolo que vai permitir realizar um investimento de 70 mil euros na freguesia de Rio Frio.

 

O Salão Nobre da Câmara Municipal encheu de populares e autarcas locais, esta quarta-feira, para assistirem à cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre o Estado e a Junta de Freguesia de Rio Frio, relativamente à comparticipação em 50 por cento do futuro Museu dos Ofícios e Arte Popular de Rio Frio.

As obras do Museu estão orçadas em 70 mil euros, e este será um investimento de grande importância para o concelho em geral, porque irá permitir criar dinâmica na localidade, dar uma nova vida à antiga Escola Primária da freguesia, um espaço de grande simbolismo para quem por lá passou no seu percurso de aprendizagem.

O museu de ofícios e arte popular pretende implementar uma estratégia de etnoconservação local que promova o saber fazer tradicional; as condições básicas da coexistência homem/meio; o resgate da arte popular como elemento identitário do território e das suas gentes; a conservação e valorização dos habitats e da biodiversidade e recolha de conhecimentos, crenças, adágios, mitos, dogmas e rituais.

Por outro lado pretende ajudar a compreender a complexidade das interações entre a dimensão cultural, biológica, social e mesmo edafoclimática.

 A partir da realidade local, apostará no incremento de ações concretas para a conservação de um espólio ímpar que contém elementos tão raros como um fulão ou uma cartilha de rifões amalandrados e outros ditos populares.

Nesta cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves aproveitou para realçar o impacto do projeto, que "serve para mostrar as nossas raízes, promover o turismo e o mundo rural".

Os trabalhos do Museu são apoiados pela Câmara Municipal e comparticipados pelo Governo através da Direcção Geral das Autarquias Locais e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, tendo o protoloco de colaboração sido assinado pelo Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, o Presidente da Junta de Rio Frio, António Amorim, o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), Ricardo Magalhães, e a diretora-geral das Autarquias Locais, Sónia Ramalheiro.

Municipio de Arcos de Valdevez
Top