Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez celebra - MULHER palavra poética

  Arcos de Valdevez celebra - MULHER palavra poética
image title
image title
image title
10 Março 2017

Levar a Música e a Poesia ao local de trabalho de centenas de trabalhadoras foi o objetivo do Município de Arcos de Valdevez, através do Projecto FACILITA, no dia em que se replicavam inúmeras iniciativas de evocação e celebração da Mulher, 8 de Março.

Precisamente nesse dia, que era de sol, como convém nos dias festivos, um poeta (Alberto Serra), um músico (Paulo Cunha), uma cantora (Anabela Lemos) e uma declamadora (Narcisa Vilaça) "invadiram" três unidades industriais do concelho para levar a melodia dos sons e das palavras a centenas de mulheres trabalhadoras. Com a concordância prévia das chefias da Coindu, Afonso, Produções de Vestuário e Sarrelber., este invulgar quarteto alegrou as pausas entre turnos das trabalhadoras dessas empresas. Para culminar a celebração, no final de cada momento poético, cada mulher recebeu uma flor.

O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves e a vereadora, Belmira Reis, que marcaram presença nas fábricas, explicaram à assistência, predominantemente, feminina a razão da forma inusitada de evocar o dia da mulher. Uma vez que o projeto FACILITA foi implementado nessas três unidades industriais com o propósito de Facilitar o acesso à informação, cultura e entretenimento dos seus trabalhadores, nada mais a propósito do que levar a poesia e a música às mulheres trabalhadoras, no seu local de trabalho. O Projeto FACILITA é uma iniciativa da Casa das Artes /Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo e tem funcionado ininterruptamente, desde abril de 2010 em sessões quinzenais nas quais os trabalhadores (homens e mulheres) inscritos no projeto podem requisitar livros, DVDS, ler jornais, tomar conhecimento da atividade cultural e recreativa do concelho e até fazer reservas para concertos e espetáculos.

Na noite desse mesmo dia 8 de março, o referido grupo de artistas que se apresenta como Coletivo Haja Ânimo apresentou no Auditório da Casa das Artes um Recital de Música e Poesia concebido a partir do livro de Vergílio Ferreira. "Cartas a Sandra". Trata-se de um romance epistolar publicado após a morte do autor ocorrida em 1996, a partir do qual Alberto Serra e o Coletivo Haja Ãnimo criaram um recital de música e poesia.

No sábado, 11 de março, o Paço de Giela reserva, durante o dia, surpresas para o público feminino; às 20h00 estará disponível ao público a exposição " Arte no Feminino", a qual estará patente no Campo do Trasladário, junto à Ponte Nova, e juntará diversos trabalhos artísticos criados por mulheres; às 21h30 decorre a iniciativa "Poemas na Ponte", através da qual serão colocados diversos poemas na Ponte Centenária, para serem lidos e levado; às 22h00 decorre a atuação Musical de Delfim Júnior & Ympério Show, no Campo do Trasladário, junto à Ponte Centenária, e às 23h00 o Concerto do projeto "Fado Violado", integrado no "Sons de Vez - Mostra de Música Moderna de Arcos de Valdevez", no Auditório da Casa das Artes.

DIA DA MULHER
Programa

11 Março | Sábado
10h00 - 13h00 / 14h00-18h00
PAÇO DE GIELA no Feminino
Entrada gratuita para mulheres e oferta de uma surpresa...
Local: Paço de Giela

20h00
EXPOSIÇÃO " Arte no Feminino"
Diversos trabalhos artísticos criados por mulheres e colocados no espaço público.
Local: Campo do Trasladário, junto à Ponte Centenária

21h30
"Poemas na Ponte"
Diversos poemas, colocados na Ponte Centenária, para serem lidos e levados...
Local: Ponte Centenária

22h00
Atuação Musical de Delfim Júnior & Ympério Show
Local: Campo do Trasladário, junto à Ponte Centenária

23h00
Concerto do projeto "Fado Violado"
Integrado no "Sons de Vez - Mostra de Música Moderna de Arcos de Valdevez"
Local: Auditório da Casa das Artes

Município de Arcos de Valdevez
Top