Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Jovens arcuenses chegam a Santiago de Compostela em BTT

Espanha 1 1024 2500
Logistica 1 1024 2500
11082247 1607993479438285 5049705381018006204 o 1 1024 2500
13 Setembro 2010

No passado sábado, 4 de Setembro, os cinco jovens arcuenses premiados pelo projecto À Descoberta do Caminho, chegaram ao seu destino, Santiago de Compostela.

Para a chegada, estava prevista uma recepção calorosa, constituída por familiares e amigos que, nessa manhã, tinha deixado Arcos de Valdevez, rumo a Santiago, em autocarro cedido pela EPRALIMA. No entanto, os jovens têm boa pedalada e foram eles que deram as boas-vindas à "comitiva" na cidade do Apóstolo. Após uma visita à Catedral, jovens, familiares, amigos, parceiros e colaboradores do CSP Vale almoçaram todos juntos.

Ao longo do percurso, os jovens foram acompanhados pela técnica da equipa RSI do Centro Social e Paroquial do Vale, por dois parceiros mais aventureiros, representantes da ARCAO e da Partners4Life, e ainda por uma viatura de apoio com mais dois elementos da Equipa RSI Vale.

O atravessar da fronteira constituiu um momento significativo, já que, para alguns, era a primeira vez que colocavam os pés fora do solo nacional.

Esta jornada começara na quarta-feira anterior, 1 de Setembro, com uma cerimónia de partida, presidida pelo Sr. Presidente da Direcção do Centro Social e Paroquial do Vale, Pe. Belmiro Esteves Amorim, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Dr. Francisco Araújo e pelo "Padrinho" desta iniciativa, o atleta Rui Lavarinhas, que acompanhou os jovens durante todo o primeiro dia da viagem.

Na sessão, o destaque foi dado ao simbolismo que a designação do projecto acarreta, ao apelo à descoberta de novos caminhos, por parte dos jovens, e ainda à contribuição de várias entidades na concretização deste projecto.

O Centro Social e Paroquial do Vale reconheceu e agradeceu, desta forma, a todos aqueles que tiveram parte activa nesta acção: à Associação Recreativa e Cultural Os Amigos de Oliveira (ARCAO), que orientou todos os treinos de preparação física, forneceu dicas e conselhos em termos de organização e logística e acompanhou os jovens a Santiago; ao Axis Wellness de Ponte de Lima, que trabalharam com a equipa RSI do Vale no sentido de promover hábitos de vida saudáveis nos participantes, abrindo-lhes as portas do seu Clube; à Azenha Clube, pela festa que organizou em favor deste projecto, resultando num patrocínio; à Bicicletas Lavarinhas, pela oferta de equipamentos e outros materiais e pelo apoio que prestou, particularmente, a nível mecânico; à Epralima, que realizou a viagem de autocarro até Santiago de Compostela; à MotoArcos, que ofereceu material de desgaste; ao Município de Arcos de Valdevez, pela cedência de instalações, apoio logístico e oferta das bicicletas; à Partners4Life, parceiro que criou a imagem do projecto, o blogue na internet e assessorou a equipa RSI Vale ao nível da comunicação e relações institucionais; e ao Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Valdevez, que mês após mês, foi fornecendo os necessários elementos de assiduidade e comportamento para apurar os vencedores.

O projecto À Descoberta do Caminho resultou da necessidade de intervir, ao nível da educação, junto das famílias e jovens em acompanhamento pelo Centro Social e Paroquial do Vale. Através de um concurso em que os cinco melhores classificados ganhavam uma bicicleta, os seus principais objectivos eram reduzir o absentismo escolar e demonstrar que, através do trabalho e persistência, é possível atingir aquilo que pretendemos. Tal como o trabalho que as duas dezenas de jovens inscritos tiveram ao longo do ano lectivo (realização de trabalho de pesquisa, assiduidade, comportamentos adequados e responsáveis (levar o material necessário para as aulas, respeitar professores e colegas, realizar as tarefas propostas, etc.), também a realização do Caminho de Santiago, pelos cinco premiados, exigiu persistência, trabalho e, acima de tudo, acreditar em si próprio.

RSI Vale

Município de Arcos de Valdevez
Top