Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez aumenta as suas valências

P9017914 1 1024 2500
09 Setembro 2010

No passado dia 1 de Setembro, Francisco Araújo, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e Presidente da Câmara Municipal, consignou a empreitada da Clínica de Medicina Física e Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia arcuense. Um investimento de 432.614,70 € que se traduzirá no conforto e bem-estar dos utentes através das Áreas Clínicas/Técnicas de Electroterapia, Cinesiterapia, Termoterapia, Massoterapia, Ventiloterapia e Fototerapia.

Adjudicada à empresa AMC - Construções, Lda. conta com um prazo de execução de 6 meses e inserir-se-á no âmbito do dimensionamento do edifício designado por "Vilagerações - Unidade de Cuidados Continuados".

Além desta unidade de Cuidados Continuados de média e longa duração, a qual integra espaço de animação e de actividades, tratamento de geriatria, nutricionismo, podologia, serviço de tele-assistência, serviço médico, fisioterapia, ginásio, hidro-ginástica, SPA, massagens, cabeleireiro, manicure, tratamentos de beleza, economato, cozinha (são confeccionadas cerca de 800 refeições por dia), lavandaria (lava por mês 10 toneladas de roupa), áreas técnicas, arrecadações e armazenamento, espaço de meditação e capela mortuária, área coberta de expansão, destinada à compartimentação futura e ao desenvolvimento de novas actividades, observação e cuidados de saúde para dependentes e semi-dependentes, através do tratamento e vigilância médica, assim como serviços de enfermagem e medicação, a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez faz ainda apoio domiciliário, tem centro de convívio, trabalha na área da formação profissional, faz consultas de especialidade (faz mensalmente cerca de 1000 exames), tem empresa de inserção (construção civil), Lar Juvenil, Centro de Actividades e Tempos Livres, Creche/jardim-de-infância (110 crianças), Lar de idosos, a Igreja da Misericórdia e uma unidade móvel de saúde.

A Sta. Casa destaca-se também ao nível da empregabilidade no concelho, já que a apoiar a sua actividade tem, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, nutricionistas e fisiatras, cerca de 187 pessoas, das quais 95% são arcuenses - "Pessoas qualificadas que todos os dias dão o seu contributo para o desenvolvimento da sua missão, desenvolvem a sua actividade de forma cuidada e sem qualquer tipo de exposição, no sentido de valorizar a entidade", refere o Provedor Francisco Araújo.

Município de Arcos de Valdevez
Top