Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Sabadim em festa

P8147809 1 1024 2500
17 Agosto 2010

Foram muitos os convidados, pessoas locais e amigos que se deslocaram, no passado dia 14 de Agosto, até ao edifício da antiga Escola Primária da Freguesia de Sabadim, agora a actual Sede da Junta da localidade, para assistir à cerimónia de inauguração do edifício, assim como ao momento do descerrar da placa inaugural, feito pelo presidente da Junta de Freguesia de Sabadim, Manuel Brito, e o presidente da Câmara Municipal, Francisco Araújo.

Fazer desta Escola, onde o presidente da Junta aprendeu as primeiras letras, o novo edifício da Sede da Junta de Freguesia é, para Manuel Brito, uma grande honra, pois foram feitas obras para que "o povo também possa voltar a usufruir dela".

No seu discurso o autarca realçou a evolução sofrida pela localidade ao longo dos anos, adiantando que "a nossa freguesia mudou para melhor. Não graças ao aumento de verbas, mas sim à sua gerência. Vim para Presidente da Junta para dar mais atractividade a esta terra e para servir a Junta. Não está tudo feito, mas se tiver o vosso apoio e o apoio da Câmara Municipal conseguiremos chegar a bom porto".

O trabalho realizado pelo município no concelho e a amizade com que Francisco Araújo tem brindado Sabadim também foram alvo de elogios por parte do Presidente da Junta de Freguesia que fez questão de dizer perante sala cheia que "a vida, as obras e o trabalho de certas pessoas não se podem contar palavras e o Dr. Francisco é o exemplo disso. Tem um percurso que marca a sociedade não só pelas obras realizadas no concelho mas também devido aos seus ideais".

Classificando a obra realizada na antiga Escola Primária como "um bom exemplo de requalificação do património" porque "devemos saber requalificar aquilo que é o património que construímos e aproveitá-lo para ter função pública", Francisco Araújo deixou uma palavra ao presidente da Junta por ter tido a coragem de avançar com a requalificação, afirmando com orgulho que a Câmara Municipal apoiou a obra e que foi em boa hora que o município cedeu o espaço à Junta de Freguesia para lá instalar a sua sede.

A interacção entre as Juntas de Freguesia e a Câmara municipal é uma realidade e o resultado da política desenvolvida por Francisco Araújo pois, na sua óptica as localidades são espaços de relacionamento da comunidade, sendo hoje em dia importante determinar os objectivos para o espaço rural. "Se não tivermos capacidade de gerar riqueza, é certo que as pessoas não ficam no espaço rural", disse.

Foi nesse sentido que a Câmara Municipal investiu ao longo dos anos na construção dos Parques Empresariais e na qualificação dos mais jovens através da construção dos Centros Escolares. "É fundamental olhar as apostas em função daquilo que é o bem de todos", afirmou.

No seu discurso Francisco Araújo ainda deu conta de alguns dos investimentos feitos pela Câmara Municipal para este mandato: "neste momento temos como aposta importante a variante à Sede do Concelho. Um investimento no valor de 20 milhões de euros que é de grande relevância para o concelho e que está a ser realizado pelas Estradas de Portugal; foram feitos investimentos ao nível da margem do Rio Vez; temos em curso mais de um milhão de euros ao nível da rede viária e também foram feitos elevados investimentos ao nível do abastecimento de água. Temos agora de ter em conta a actividade Turística e o alojamento."

A comunidade no estrangeiro também não foi esquecida, tendo uma parte do discurso sido dirigida aos "conterrâneos emigrantes", aqueles que disse serem "muitas vezes os embaixadores de Portugal no mundo".

"Sempre tentei manter uma relação estreita com as comunidades emigrantes pois são importantes para o concelho tanto ao nível económico como cultural. Temos de ter a capacidade de nos sabermos compreender e devemos aprofundar as relações,"avançou.

Após a bênção do edifício, as intervenções e a visita aos espaços da nova Sede, a festa decorreu ao longo da tarde bastante animada, com a actuação de grupos Bombos, Ranchos Folclóricos e um verde de honra.

Município de Arcos de Valdevez
Top