Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

''Festas de N.ª Sr.ª da Lapa estão cada vez melhores'' - Francisco Araújo

P8076898 1 1024 2500
P8077058 1 1024 2500
P8087497 1 1024 2500
11 Agosto 2010

No domingo, 8 de Agosto, terminou mais uma edição das Festas de N.ª Sr.ª da Lapa - Festas do Concelho, tendo sido notória a grande afluência de pessoas em todas as actividades realizadas.

Com vasta programação, no fim-de-semana é de destacar a retoma do Cortejo Etnográfico, que envolveu Juntas de Freguesia e Associações do concelho e mostrou aquilo que de mais genuíno cada localidade possui.

Desde a vinha, ao fabrico do pão, serralharia, laranja de Ermelo, às Azenhas ou às malhadas do centeio, o corso trouxe ao Trasladário figurantes vestidos a preceito e um pouco da cultura de cada freguesia participante.

Francisco Araújo fez questão de enaltecer o empenho e esforço de todos os envolvidos na realização desta iniciativa, elogiando todos os carros alegóricos e chamando a atenção para aquilo que eles mostraram, nomeadamente "aquilo que é genuíno e é nosso".

A Festa das Rusgas e o 14º Concurso Malha-Malha de Bombos também "arrastaram" multidões para as ruas e a animação foi uma constante, com vários grupos a "desfilarem" pelas várias artérias da vila, fazendo a festa e deixando transparecer este espírito que tanto é exigido nesta altura.

Já a Eucaristia em Honra de Nossa Senhora da Lapa e a Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora da Lapa, realizadas no domingo à tarde e dois dos pontos altos das festividades, "chamaram" inúmeros fiéis até ao Largo da Lapa. A opinião foi unânime, pois a celebração religiosa não poderia ter corrido de melhor forma, já que foi notória a boa organização desta iniciativa que contou com a participação e envolvimento da Folia, de todo o executivo camarário, arciprestes, a Santa Casa da Misericórdia, as Freguesias do Concelho, Associações, e vários figurantes.

A Festa do Rio com Barcos Alegóricos, cujo tema foi os "Santuários Marianos", foi outra das actividades que fez as maravilhas de todos espectadores.

Elaborados pelo artista arcuense "Zé Mokuna", este desfile é já um dos ex-líbris das festas concelhias, sendo muitos aqueles que se deslocam até Arcos de Valdevez para o poderem ver.

Mostrando-se bastante agradado com a edição das Festas deste ano, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Araújo, deixou bem claro que "as festas estão cada vez melhores e resultado disso é o empenho e dedicação empregue por todos os envolvidos. Por isso, deixo, desde já, o meu agradecimento e os parabéns à Folia, ao vereador do Pelouro, aos arciprestes, aos populares que quiseram integrar activamente as festividades, a todos os que colaboraram com a Folia, às Associações e às Freguesias do concelho por este excelente resultado. Foram dias de grande animação no concelho.

(...) As tasquinhas no Trasladário e o Festival ínsua do Vez Summer Sessions são apostas bem conseguidas, pois "prenderam" as pessoas até mais tarde, e, também, de louvar é a realização da eucaristia em honra de N.ª Sr.ª da Lapa, bem como a sua procissão, o desfile dos Barcos Alegóricos no Rio Vez e a retoma do Cortejo Etnográfico. São iniciativas que devemos manter na nossa programação das festividades.

Espero que para o ano corram tão bem ou melhor que este ano."

As Festas de N.ª Sr.ª da Lapa terminaram e deixaram saudades mas para os mais Foliões fica a certeza de que para o ano há mais.

Município de Arcos de Valdevez
Top