Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Concelho de Arcos de Valdevez flagelado pelos Fogos

P8107686 1 1024 2500
11 Agosto 2010

O concelho de Arcos de Valdevez tem sido, nos últimos dois meses, alvo de inúmeros focos de incêndio, tendo sido já registadas, entre os meses de Julho e Agosto, cerca de 200 ocorrências, na sua maioria intencionais, e contabilizados mais de 1000 hectares de área ardida.
Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal, tem seguido de perto todas as ocorrências, deslocando-se muitas das vezes aos locais em questão.

Ainda ontem, 10 de Agosto, o autarca esteve na zona do Mezio - Parque Nacional Peneda - Gerês, para avaliar a gravidade do incêndio que deflagrou durante a tarde, e, hoje, 11 de Agosto, ainda continua activo. "Os incêndios que têm afectado o nosso concelho são uma calamidade com consequências a vários níveis ambientais, nomeadamente, da desflorestação e erosão, muitas vezes resultantes de mão criminosa ", referiu.

No combate aos incêndios florestais em Arcos de Valdevez participaram activamente equipas da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), nomeadamente: Força Especial de Bombeiros (FEB) - "Canarinhos", Grupos de Reforço de Incêndios Florestais, nomeadamente de Lisboa, Leiria, Aveiro, Porto, Santarém, Coimbra e Bragança, dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, pelotões do Exército, os GIPS, equipas GAUF - Grupo de Análise e Uso do Fogo, equipas do Serviço Municipal de Protecção Civil e cantoneiros municipais, perfazendo um total de perto de 200 homens.

Além de meios terrestres e diversa maquinaria pesada, que auxiliou na construção de novos aceiros, estiveram presentes nos diversos teatros de operação meios aéreos, nomeadamente, dois aviões canadair, helicópteros pesados Kamov e helicópteros médios e ligeiros.

A GNR e a Polícia Judiciária encontram-se no terreno a investigar os múltiplos incêndios que deflagram no concelho arcuense a todo o momento.

Município de Arcos de Valdevez
Top