Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Concelho de Arcos de Valdevez flagelado pelos Fogos

Concelho de Arcos de Valdevez flagelado pelos Fogos
image title
11 Agosto 2010

O concelho de Arcos de Valdevez tem sido, nos últimos dois meses, alvo de inúmeros focos de incêndio, tendo sido já registadas, entre os meses de Julho e Agosto, cerca de 200 ocorrências, na sua maioria intencionais, e contabilizados mais de 1000 hectares de área ardida.
Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal, tem seguido de perto todas as ocorrências, deslocando-se muitas das vezes aos locais em questão.

Ainda ontem, 10 de Agosto, o autarca esteve na zona do Mezio - Parque Nacional Peneda - Gerês, para avaliar a gravidade do incêndio que deflagrou durante a tarde, e, hoje, 11 de Agosto, ainda continua activo. "Os incêndios que têm afectado o nosso concelho são uma calamidade com consequências a vários níveis ambientais, nomeadamente, da desflorestação e erosão, muitas vezes resultantes de mão criminosa ", referiu.

No combate aos incêndios florestais em Arcos de Valdevez participaram activamente equipas da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), nomeadamente: Força Especial de Bombeiros (FEB) - "Canarinhos", Grupos de Reforço de Incêndios Florestais, nomeadamente de Lisboa, Leiria, Aveiro, Porto, Santarém, Coimbra e Bragança, dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, pelotões do Exército, os GIPS, equipas GAUF - Grupo de Análise e Uso do Fogo, equipas do Serviço Municipal de Protecção Civil e cantoneiros municipais, perfazendo um total de perto de 200 homens.

Além de meios terrestres e diversa maquinaria pesada, que auxiliou na construção de novos aceiros, estiveram presentes nos diversos teatros de operação meios aéreos, nomeadamente, dois aviões canadair, helicópteros pesados Kamov e helicópteros médios e ligeiros.

A GNR e a Polícia Judiciária encontram-se no terreno a investigar os múltiplos incêndios que deflagram no concelho arcuense a todo o momento.

Município de Arcos de Valdevez
Top