Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Francisco Araújo deu entrevista para a Rádio Sim, do Grupo Renascença

P8056682 1 1024 2500
06 Agosto 2010

Foi no âmbito das Festas Concelhias, Festas da Nossa Senhora da Lapa, a decorrer desde o dia 4 de Agosto e com término no próximo dia 8, que Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, deu uma breve entrevista ao jornalista Daniel Mogas da Rádio Sim, pertencente ao grupo Renascença.

Nesta intervenção, o autarca destacou a evolução do concelho nos últimos anos, "cujas acessibilidades melhoraram significativamente através do IC28, e, as quais vão melhorar ainda mais através da variante Arcos/Barca, agora em construção, da responsabilidade das Estradas de Portugal", e o papel do Rio Vez no crescimento urbano e planeamento da Vila. "O crescimento urbano e planeamento têm como ponto central o Rio Vez. No passado, a Vila estava posicionada do Vez para cima e agora não. O Rio e as suas áreas adjacentes têm sido vistos como um local de lazer - através da praia fluvial, que junta centenas de pessoas, assim como das áreas pedonais, nas quais as pessoas passeiam durante o dia e a noite - e as suas margens como o local perfeito para a escolha de habitação dos arcuenses. O rio é um elemento central deste espaço urbano e o espaço urbano contem à sua volta um crescimento harmonioso", disse.

Finalmente, questionado sobre a importância da Festa do Rio com barcos Alegóricos, que anualmente se realiza nas Festas concelhias, Francisco Araújo avançou tratar-se de "um elemento singular das Festas e em toda a região. É uma especificidade das festividades aqui em Arcos de Valdevez e constitui uma grande atracção para milhares de pessoas, muito em parte, devido ao sentido artístico que o artista Zé Mokuna desenvolve na feitura dos barcos. Todos os anos o desfile tem um tema diferente e o de este ano é dedicado aos "Santuários Marianos".

Dando ênfase à importância do Vez na Vila de Arcos de Valdevez concluiu, "o rio é também um elemento activo e participante nestas festas de N.ª Sr.ª da Lapa, pois o desfile que ele abraça faz as delícias de milhares de pessoas".

Município de Arcos de Valdevez
Top