Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Exposição de escultura de Plácido Souto patente ao público até 29 de Agosto

Exposição de escultura de Plácido Souto patente ao público até 29 de Agosto
P7316049
P7316058
03 Agosto 2010

Abriu ao público no passado sábado, 31 de Julho, a exposição de escultura do artista Plácido Souto, na qual são exibidas diversas peças realizadas em ferro e em vários materiais reciclados.

Natural de Vilar de Mouros, desde cedo se envolveu em várias iniciativas e associações de cariz social, cultural e religioso, tanto em Lisboa como nessa localidade mas, foi no ano 2000, "já reformado, que se dedicou às artes, realizando belíssimas obras, desde esculturas a quadros, utilizando o ferro, como matéria principal, e reciclando outros materiais" (Odete Barra).

A Arcos de Valdevez Plácido Souto veio apresentar "uma exposição que foi o culminar de uma digressão pelo Alto Minho", referiu.

Fazendo referência ao trabalho exemplar da Casa das Artes concelhia e à qualidade e variedade de artistas que por lá já passaram, adiantou: "não foi por acaso que começou em Caminha e terminou em Arcos de Valdevez. É uma honra terminar esta digressão nesta terra, porque sei que a Casa das Artes de Arcos de Valdevez não brinca com Cultura".

No leque de obras agora disponíveis na Casa das Artes, encontram-se esculturas como o "Seteiro Rotativo" - a primeira obra por si realizada e toda ela feita com materiais reciclados; "o Galo" - feito a partir de um seixo que encontrou na praia de Moledo; ou o "O Barco da Vida", que tem um "leme que nos dá a rota que queremos seguir, o relógio que respeita o tempo da vida e uma bússola que nos dá a orientação que vamos ter na vida", explicou. Patentes, estão, ainda, quadros em ferro representativos de personagens como Fernando Pessoa - "coloquei-o propositadamente sem o cigarro porque a lei não permite fumar em sítios fechados", adiantou em tom de brincadeira; do Hércules - "dei-lhe o nome de Hércules devido à "peitaça do boneco" ou "O Stress" - um quadro feito para representar a "doença do século" e que "apresenta uma pessoa descaracterizada e apressada", disse.

Além desta mostra, que ficará patente ao público até ao próximo dia 29 de Agosto na Casa das Artes concelhia, o autor tem ainda disponível, no Museu Municipal de Caminha, a exposição "Picasso em Ferro", inspirada na obra do pintor espanhol Pablo Picasso. As obras podem ser observadas até 26 de Setembro.

Município de Arcos de Valdevez
Top