Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Francisco Araújo reuniu com Presidentes de Junta do Concelho - mote foi o cortejo etnográfico das Festas do Concelho - Festas de Nossa Senhora da Lapa

Reuniao presidentes junta festas concelho 1 1024 2500
14 Julho 2010

Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, reuniu hoje (14 de Julho), no Centro Municipal de Informação e Turismo, com as 26 Freguesias encarregues por integrar o Cortejo Etnográfico da edição deste ano das Festas concelhias - Festas de Nossa Senhora da Lapa.

Tendo como objectivo decidir os temas dos carros alegóricos, o autarca começou por esclarecer que o cortejo se realizará no sábado (dia 7 de Agosto), pelas 17h00 e que a concentração dos participantes será feita junto ao loteamento de Requeijo, perto dos Campos de Futebol, no entanto, o ponto de partida do corso será junto à fonte de Salzedas.

Francisco Araújo fez questão de alertar os participantes para usarem roupa mais tradicional e chapéus adequados, evitando as modernas calças de ganga e sapatilhas, pois pretende-se que este ano, mediante a disponibilidade e capacidade das pessoas, o cortejo corra da melhor forma possível. Adiantou também que futuramente existirá uma pessoa para gerir este tipo de questões, pois é "pretensão do município fazer com que o cortejo etnográfico das Festas do Concelho ganhe uma expressão maior".

Ao longo do encontro foram surgindo ideias para os temas do cortejo, sempre com a chamada de atenção do autarca para aquilo que é "genuíno, é nosso e já não se vê com frequência".

Desta feita, o ciclo do linho, do pão, as Azenhas em movimento, as malhadas do trigo ou do centeio, a cozinha tradicional, os mercados ou os pastores e os rebanhos, foram temas vistos com bons olhos pelo executivo, que se colocou à disposição para ajudar os mais indecisos.

Francisco Araújo aproveitou ainda para convidar os autarcas para assistirem à missa em honra de Nossa Senhora da Lapa, que decorrerá no Largo da Lapa pelas 18h00, no domingo (dia 8 de Agosto), e colaborarem com os arciprestes ao nível da organização da procissão, nomeadamente com a participação dos estandartes das localidades.

"Isto é bom para todos nós! Temos de melhorar ao nível das festas e fazer as coisas com qualidade", concluiu.

Município de Arcos de Valdevez
Top