Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Comemoração do Dia do Concelho 2010 - inauguração do Centro Escolar da Sede do Concelho contará com a presença do Secretário de Estado da Educação

Comemoração do Dia do Concelho 2010 - inauguração do Centro Escolar da Sede do Concelho contará com a presença do Secretário de Estado da Educação
08 Julho 2010

No próximo dia 11 de Julho (Domingo) celebra-se em Arcos de Valdevez o Dia do Concelho.

As comemorações começam logo pelas 09h30 com as Cerimónias Protocolares na Praça Municipal, onde decorrerá o hastear das bandeiras, com a participação dos Bombeiros Voluntários, Corpo Nacional de Escutas de Arcos de Valdevez e a Banda da Sociedade Musical Arcuense.

Depois, pelas 10h30, terá lugar a Sessão Solene no Centro Escolar da Sede do Concelho, onde se fará a sua inauguração e atribuição do nome do Prof. António Alves de Melo Machado. Uma Cerimónia que contará com alocução do Prof. Rómulo Nogueira Fernandes de Sousa e as intervenções dos Presidentes da Assembleia, Rui Alves, e Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo, assim como do Secretário de Estado da Educação, João Trocado da Mata.

No decorrer desta sessão, será ainda apresentado o livro "Arcos de Valdevez: Fotobiografia de um Território", da autoria de Eduardo Pimenta e Nuno Soares.

O Dia terminará pelas 22h00, com o Espectáculo musical do grupo "The Lucky Duckies", no Auditório da Casa das Artes concelhia. Uma fantástica viagem pelas músicas e intérpretes que marcaram as décadas de 50 e 60 do século XX.

Integrados ainda no programa das Comemorações do Dia do Concelho, estão a Apresentação do filme "Parto", da autoria do realizador António Correia, a decorrer no sábado (10 de Julho) pelas 21h30, no Auditório da Casa das Artes - Um Projecto rodado integralmente no concelho, com participação de actores locais -, bem como o habitual encontro Sénior na Quinta da Malafaia, Esposende, que teve lugar no passado domingo (4 de Julho).

Características do Centro Escolar da Sede do Concelho

A obra do Centro Escolar da Sede do Concelho, adjudicada à firma Edinorte - Edificações Nortenhas, SA, representa um investimento de €2.648.914,58 e teve como Autores do Projecto a empresa Epur - Arq. Victor Mogadouro, Paulo Pereira - Serviços de Engenharia Civil, Lda (especialidades civis) e a AEF - Avelino Encarnação Ferreira (electricidade).

Com uma área de implantação de 1.925m2 é composto por cinco blocos, assim como pela portaria.

O bloco 1 contém no piso 0 a zona da caldeira, a secretaria, o gabinete de atendimento, instalações sanitárias para adultos, as instalações do jardim-de-infância, com duas salas de actividades, dois vestiários, instalações sanitárias para crianças, um gabinete de trabalho para educadores e auxiliares e um vestiário/balneário para adultos e no piso -1, a biblioteca, sala de professores, gabinete de trabalho para professores e respectivas instalações sanitárias, gabinete de direcção, sala de convívio de funcionários e vestiários/balneários de pessoal não docente.

Os blocos 2 e 3 são idênticos e são constituídos no piso 0 e piso -1 por três salas de aulas por piso, instalações sanitárias e arrecadações, perfazendo um total de doze salas de aula no conjunto dos dois blocos.

O bloco 4 também contempla salas de aulas e respectivas instalações de apoio. Este bloco desenvolve-se no piso 0 e piso 1, pelo que se encontra elevado do solo permitindo a criação de um espaço de recreio coberto no exterior, à cota do piso -1. São integradas neste bloco três salas de aula e instalações sanitárias, por cada piso. No total, este bloco contém seis salas de aulas.

O bloco 5, situado mais a Norte e com maior dimensão, possui no piso 0 quatro salas de aula, instalações sanitárias e arrecadação e no piso -1 sala polivalente / refeitório, balneários para alunos, arrecadação, uma área de cozinha e respectivas zonas de serviço.

A área do lote é rematada a Norte pela existência de um espaço polidesportivo para jogos descobertos. A restante área de logradouro é constituída por diversas zonas interligadas que possibilitam actividades distintas e simultâneas.

Neste Centro Escolar estão inscritas 19 turmas, nomeadamente, 5 do 1ºano (99 alunos), 5 do 2º ano (100 alunos), 4 turmas do 3º ano (87 alunos) e 5 turmas do 4º ano (119 alunos), bem como uma turma de apoio à deficiência, perfazendo um total de 405 crianças, oriundas das Freguesias de Ermelo, S.Jorge, Vale, Cabana Maior, Carralcova, Grade, Oliveira, Paçô, Guilhadeses, Arcos S.Paio, Arcos S.Salvador e Vilafonche.

São ainda servidas, diariamente, neste recinto escolar 300 refeições, pela empresa GERTAL e transportados 130 alunos.

Programa integral do Dia do Concelho

DIA 4 de Julho (domingo)

10h00: Encontro Sénior 2010.

Local: Quinta da Malafaia; Esposende.

DIA 10 de Julho (sábado)

21h30: Apresentação do filme "Parto", da autoria do realizador António Correia.

Projecto rodado integralmente no concelho, com participação de actores locais.

Local: Auditório da Casa das Artes.

DIA 11 (domingo)

09h30: Cerimónias Protocolares de Comemoração do Dia do Concelho.

Local: Praça Municipal.

- Hastear das Bandeiras, com participação dos Bombeiros Voluntários, Corpo Nacional de Escutas de Arcos de Valdevez e Banda da Sociedade Musical Arcuense.

10h30: Sessão Solene.

Local: Centro Escolar da Sede do Concelho.

- Inauguração e atribuição do nome do Prof. António Alves de Melo Machado ao Centro Escolar da Sede do Concelho, com alocução do Senhor Prof. Rómulo Nogueira Fernandes de Sousa.

- Intervenções dos Senhores Presidentes da Assembleia e Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e do Secretário da Educação, João Trocado da Mata.

- Apresentação do livro "Arcos de Valdevez: Fotobiografia de um Território", da autoria de Eduardo Pimenta e Nuno Soares.

22h00: Espectáculo musical pelo grupo "The Lucky Duckies".

Uma fantástica viagem pelas músicas e interpretes que marcaram as décadas de 50 e 60 do século XX.

Local: Auditório da Casa das Artes.

Município de Arcos de Valdevez
Top