Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Projecto ECOINNOVA inicia actividade em Arcos de Valdevez

Projecto ECOINNOVA inicia actividade em Arcos de Valdevez
02 Julho 2010

O projecto "ECOINNOVA: Criar Eco-Sistemas Empreendedores através da Inovação", aprovado no âmbito do Programa Transnacional de Cooperação "Espaço Atlântico" e financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), realizou durante os dias 29 e 30 de Junho, em Arcos de Valdevez, a reunião de Kick-Off do projecto e o seminário "Eco-Inovação: Benefícios e Oportunidades para as PMEs", actividades que marcaram o início da sua implementação.

Hélder Barros, vice-presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, presidiu à abertura desta sessão, em substituição de Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e da Associação para o Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica e aproveitou a oportunidade para enaltecer a importância deste projecto inovador que integra portugueses e estrangeiros e fará com que exista regeneração do tecido económico arcuense.

O aproveitamento da fileira ambiental, como área de negócio, é vista pelo vice-presidente como sendo de grande relevo: "A fileira ambiental é muito importante para os empresários, mesmo para os que já existem... pode dar-lhes alguma vantagem, nomeadamente, na criação de novos negócios", referiu.

Tendo como finalidade geral promover e facilitar o eco-empreendedorismo e o desenvolvimento de PMEs sustentáveis, o projecto ECOINNOVA inclui um conjunto de acções que permitirão definir uma estratégia conjunta de promoção e desenvolvimento de eco-negócios e de eco-inovação junto das PMEs, a criação de uma "Caixa de Ferramentas" para a Eco-Inovação, que desenvolverá e disponibilizará diversos serviços orientados para facilitar e apoiar o tecido empresarial das regiões envolvidas, e ainda a criação de uma rede de eco-incubadoras de empresas no Espaço Atlântico.

Com um orçamento global de cerca de 1,4 milhões de euros, tendo uma taxa de comparticipação FEDER de 65% (0,9 milhões de euros), este projecto desenvolver-se-á ao longo de 35 meses (2010,2011 e 2012).

Liderado pelo Concello de Ourense (Espanha), o projecto ECOINNOVA conta na sua parceria com organizações de quatro países, designadamente: Portugal (Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho; Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega), do Reino Unido (Universidade de Glamorgan), de França (Bordeaux Productic) e de Espanha (Fundación Galícia Europa).

Mais informações sobre o projecto ECOINNOVA e sobre o Seminário "Eco-Inovação: Benefícios e Oportunidades para as PMEs" em www.incubo.eu

Município de Arcos de Valdevez
Top