Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Projecto ECOINNOVA inicia actividade em Arcos de Valdevez

P6304563 1 1024 2500
02 Julho 2010

O projecto "ECOINNOVA: Criar Eco-Sistemas Empreendedores através da Inovação", aprovado no âmbito do Programa Transnacional de Cooperação "Espaço Atlântico" e financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), realizou durante os dias 29 e 30 de Junho, em Arcos de Valdevez, a reunião de Kick-Off do projecto e o seminário "Eco-Inovação: Benefícios e Oportunidades para as PMEs", actividades que marcaram o início da sua implementação.

Hélder Barros, vice-presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, presidiu à abertura desta sessão, em substituição de Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e da Associação para o Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica e aproveitou a oportunidade para enaltecer a importância deste projecto inovador que integra portugueses e estrangeiros e fará com que exista regeneração do tecido económico arcuense.

O aproveitamento da fileira ambiental, como área de negócio, é vista pelo vice-presidente como sendo de grande relevo: "A fileira ambiental é muito importante para os empresários, mesmo para os que já existem... pode dar-lhes alguma vantagem, nomeadamente, na criação de novos negócios", referiu.

Tendo como finalidade geral promover e facilitar o eco-empreendedorismo e o desenvolvimento de PMEs sustentáveis, o projecto ECOINNOVA inclui um conjunto de acções que permitirão definir uma estratégia conjunta de promoção e desenvolvimento de eco-negócios e de eco-inovação junto das PMEs, a criação de uma "Caixa de Ferramentas" para a Eco-Inovação, que desenvolverá e disponibilizará diversos serviços orientados para facilitar e apoiar o tecido empresarial das regiões envolvidas, e ainda a criação de uma rede de eco-incubadoras de empresas no Espaço Atlântico.

Com um orçamento global de cerca de 1,4 milhões de euros, tendo uma taxa de comparticipação FEDER de 65% (0,9 milhões de euros), este projecto desenvolver-se-á ao longo de 35 meses (2010,2011 e 2012).

Liderado pelo Concello de Ourense (Espanha), o projecto ECOINNOVA conta na sua parceria com organizações de quatro países, designadamente: Portugal (Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho; Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega), do Reino Unido (Universidade de Glamorgan), de França (Bordeaux Productic) e de Espanha (Fundación Galícia Europa).

Mais informações sobre o projecto ECOINNOVA e sobre o Seminário "Eco-Inovação: Benefícios e Oportunidades para as PMEs" em www.incubo.eu

Município de Arcos de Valdevez
Top