Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Francisco Araújo foi o convidado da semana do programa Primeiro Plano, do Porto Canal

1 plano 3 1 1024 2500
24 Junho 2010

O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e, também, Presidente do Conselho Regional do Norte, participou, este domingo, dia 20 de Junho, em directo, na grande entrevista deste canal regional.

Durante a entrevista, que durou 25 minutos, Francisco Araújo apresentou a 1ª edição do Concelho de Estado, uma iniciativa com periodicidade anual e que este ano é dedicada ao estadista Mário Soares. A realizar este fim-de-semana na vila arcuense, terá como objectivo a análise e o debate da vida política desta figura de renome, por antigos estadistas e personalidades de grande craveira intelectual, como Mikhail Gorbatchev (através de vídeo-conferência), Federico Mayor Zaragoza, Jean Daniel, Frank Carlucci (mensagem escrita), Diogo Freitas do Amaral, Fernando Nobre, Miguel Veiga, António Almeida Santos, Adriano Moreira, Ignacio Ramonet, Manuel António Sobrinho Simões, Artur Santos Silva, Viriato Soromenho Marques, Teresa de Sousa e Carvalho da Silva, entre muitas outras individualidades. - "Uma óptima oportunidade para Arcos de Valdevez ao nível da promoção e destaque nacional" referiu.

O autarca teve ainda oportunidade para analisar a actual situação do concelho e da região Norte. Assumindo-se claramente a favor de uma urgente Regionalização Administrativa Territorial, por se revelar esta a melhor solução para um crescimento equitativo do País, pois as zonas mais desfavorecidas como o Norte teriam mais condições para se desenvolver. Acrescentou ainda que seria uma forma de redução da despesa pública concentrada como hoje temos.

A criação do Partido do Norte foi outro dos pontos de discussão no programa. O autarca defendeu que a sua criação seria um retrocesso relativamente ao próprio processo da regionalização, por considerar que é divisionista e não favorece a ideia de homogeneidade a nível nacional e territorial.

O programa Primeiro Plano está reservado a convidados de referência. Com apresentação da Directora de Informação do Porto Canal, Vanda Balieiro, já marcaram presença no programa figuras como Fernando Nobre (candidato à Presidência da República), Daniel Bessa (ex-ministro da Economia), José António Barros (presidente da AEP), Daniel Serrão (Investigador), Isabel Santos (Governadora Civil do Porto) e diversos autarcas da região Norte.

Esta entrevista vai voltar a ser emitida no próximo sábado, dia 26 de Junho, às 13h00.

O Porto Canal emite para todo o país através da Zon, Cabovisão, Clix, Vodafone TV e, desde a passada sexta-feira, da Meo.

Município de Arcos de Valdevez
Top