Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Festas de Nossa Senhora da Lapa – Francisco Araújo apelou aos Presidentes de Junta do concelho para participarem no Cortejo Etnográfico

Festas de Nossa Senhora da Lapa – Francisco Araújo apelou aos Presidentes de Junta do concelho para participarem no Cortejo Etnográfico
14 Junho 2010

Na passada quarta-feira, 9 de Junho, Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, reuniu, no Posto de Informação e Turismo da localidade, com os presidentes de Junta do concelho para solicitar as suas colaborações na realização do Cortejo Etnográfico, assim como os seus apoios na organização da procissão da Nossa Senhora da Lapa, integrados na programação das festas concelhias.

Para o autarca, porque "as festas são um evento anual importante que não deve ser só da responsabilidade da Câmara Municipal"; porque "são um momento em que cá temos todos os nossos conterrâneos e eles gostam das festas"; porque "elas são um momento de recordação. Um momento em que as pessoas se encontram e nós, que estamos cá, devemos tentar fazer com que sejam um momento marcante, à semelhança do que acontece noutros concelhos"; porque "são as nossas raízes e aquilo que tem a ver connosco", deve existir uma maior envolvência e empenho por parte de todos na sua realização.

Desta feita, apelando a todas as Juntas de Freguesia para que participem no Cortejo etnográfico afirmou que, ao contrário de outras localidades como Viana do Castelo ou Ponte de lima, que conseguem juntar milhares de pessoas nos seus corsos, "aqui existe algum receio em participar, no entanto, temos todas as condições reunidas para ter êxito na sua execução. Queremos valorizar as festas e essa valorização passa por termos um cunho religioso, através da missa no Largo da Lapa e da procissão da Nossa Senhora da Lapa; tradicional, através do Cortejo Etnográfico e da diversão, através das inúmeras actuações musicais, das tasquinhas, assim como do fogo de artifício ou do desfile de barcos no rio".

Com a anuência de todos os presentes ficou decidido dividir o concelho em dois grupos de freguesias. Um de 26 e outro de 25, sendo que este ano ficarão responsáveis pela elaboração dos carros alegóricos as 26 primeiras, nomeadamente, por ordem alfabética, de Aboim das Choças a Oliveira.

"Pretende-se que o corso se realize anualmente, não necessariamente com muitos carros alegóricos, mas com muita gente a pé, ranchos e rusgas", afirmou o autarca.

De igual modo, todos os presentes aceitaram ajudar na organização da procissão da Nossa Senhora da Lapa, comprometendo-se a que estejam presentes as bandeiras do Padroeiro de cada freguesia.

Por fim, Francisco Araújo informou que, ao contrário do que se tem feito, este ano será feita uma apresentação prévia do programa das Festas do Concelho, as quais terão lugar de 4 a 8 de Agosto, estando programado realizar o Cortejo no Campo do Trasladário no dia 7, sábado, cerca das 17h00.

Município de Arcos de Valdevez
Top