Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Francisco Araújo visitou comunidades arcuenses em Cenon, Bégles e Saint-Maur, França

P6042851 1 1024 2500
09 Junho 2010

Fazendo jus à política de proximidade que tem mantido com a comunidade arcuense no estrangeiro, Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, deslocou-se a França nos dias 3, 4,5 e 6 de Junho.

Nos dias 3, 4 e 5 esteve em Cenon, a convite da Câmara Municipal da localidade, para a abertura da primeira Feira de Artesanato e Gastronomia Portuguesa. Uma feira organizada pelo município de Cenon e pela Associação Alegria Portuguesa de Gironde, na qual a ARDAL - Associação Regional do Alto Lima colaborou e se empenhou com sugestões ao nível das componentes de promoção, publicitação, contactos com expositores e estruturação da feira.

Esta mostra contou com a participação de vários municípios portugueses entre os quais, além de Arcos de Valdevez, estiveram Paredes de Coura, Ponte da Barca, Vila Verde, Monção, Régua, Fundão, Amarante, Vila Nova de Cerveira, Tarouca e Barcelos e fez as delícias da comunidade emigrante portuguesa, que lá encontrou todo o tipo de artigos oriundos da região do Alto Minho.

Em Cenon Francisco Araújo também visitou a Câmara Municipal, onde foi recebido pelo Presidente Alain David e pela vereadora arcuense, Fernanda Alves, e foi ver a obra de construção do Pólo Cultural e de Espectáculos da Vila, denominado de "Le Rocher de Palmer". Uma empreitada que neste momento é a "menina dos olhos" do executivo local e cujo investimento toca os 20 milhões de euros. É composta por uma sala de 650 lugares, outra de 1200, dois estúdios de trabalho e um espaço público de animação cultural.

Para o autarca foi uma honra poder representar o município e levar um pouco dos Arcos de Valdevez às centenas de arcuenses e milhares de portugueses que vivem em Bordéus - De destacar que na região de Bordéus vivem mais de 33000 lusitanos.

A realização da feira foi uma iniciativa de louvar e que na sua opinião deverá ser para continuar, pois "são importantes no sentido de preservar e estreitar as relações", adiantou.

Devido à proximidade das localidades, o autarca também aproveitou para visitar a Vila de Bégles. Aqui foi recebido pelo executivo da localidade nos Paços do Concelho, onde trocaram experiências e aprofundaram relações para que, futuramente, possa existir uma maior interacção entre os municípios, nomeadamente, ao nível do intercâmbio de alunos ou da indústria.

A Casa dos Arcos de Bégles foi outra das paragens do edil. Lá fez questão de demonstrar à comunidade arcuense que está de braços abertos para os ajudar em tudo o que necessitarem. "A minha política é a da aproximação com as comunidades, pois penso que são relações extremamente importantes e que se devem preservar. Nesse sentido quero que saibam podem contar comigo em tudo o que estiver ao meu alcance", referiu.

Nesta ida a França, Francisco Araújo foi também à inauguração da Casa dos Arcos de Saint-Maur, em Paris, a qual teve lugar no passado sábado à noite, dia 5 de Junho.

Rodeado de amigos conviveu numa festa onde se encontraram centenas de arcuenses e que através da sua presença se sentiram menos longe das suas raízes e das suas casas.

Nesta breve viagem a França é de realçar a afectividade, alegria e satisfação com que o autarca foi recebido em todos os locais onde esteve. Aspectos que demonstram que o querer estar mais perto da comunidade emigrante arcuense faz sentido e deverá existir sempre.

Município de Arcos de Valdevez
Top