Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Romeu e Julieta – Co-produção do Agrupamento de Escolas e da Casa das Artes/Município arcuense demonstrou grande qualidade

Romeu e Julieta – Co-produção do Agrupamento de Escolas e da Casa das Artes/Município arcuense demonstrou grande qualidade
image title
image title
image title
01 Junho 2010

Na passada sexta-feira, dia 28 de Maio, o auditório da Casa das Artes concelhia abriu as portas para receber mais uma co-produção do município com o Agrupamento de Escolas de Valdevez.

Foi com lotação esgotada que os alunos deram corpo ao seu trabalho da Área de Projecto, interpretando a tragédia "Romeu e Julieta". Uma peça escrita nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare (entre 1591 e 1595) sobre dois adolescentes cuja morte acaba por unir as suas famílias, outrora em pé de guerra, e que se trata de uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro, sendo hoje, o relacionamento dos jovens Romeu e Julieta considerado como o arquétipo do amor juvenil.

Como a obra tem sido, ao longo dos cinco séculos de realização, constantemente readaptada, o coordenador do projecto, José Barros optou por encenar a peça baseando-se na versão de Zeffirelli (1968). "Versão cinematográfica indicada como melhor filme".

Tendo sido alvo de alguns ajustes, o professor encenou uma peça teatral que se construiu de "quadro em quadro, com recurso às novas tecnologias, privilegiando fortemente as componentes imagética e sonora, aliadas à dramatização das cenas mais representativas da obra".

Segundo o mesmo, "este projecto tem a particularidade de ser um original em termos de concepção e dramatização, uma vez que se insere no domínio da Área de projecto do 12ºA, com a participação de alunos desta turma e de outras pertencentes à escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez".

Destacou, ainda, o facto de também participar no projecto o actor residente da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, Nuno Pinto, bem como o professor de Dança Contemporânea, Carlos Silva, responsável pela coreografia de algumas cenas".

José Barros, como coordenador desta actividade artística, não deixou de fora "palavras de apreço e gratidão ao município, que apoiou e disponibilizou todos os meios técnicos para a sua realização; à Direcção da Escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez, que se mostrou receptiva e apoiou esta iniciativa desde o primeiro momento; à Nova Comédia Bracarense que disponibilizou os cenários; à Casa S. José - Viana do Castelo e à Casa Felicidade das Noivas - Cervães, que disponibilizaram o guarda-roupa e à Publivez, que ficou encarregue pela luz e som."

Integraram o elenco desta produção Eduardo Pontes como Romeu, Bruna Esteves como Julieta, José Barros como Frei Lourenço, Catarina Carneiro como Srª Capuleto, Jorge Barros como Srº Capuleto, Nuno Pinto como Mercúrio, Hélder Alves como Tebaldo, Joel Sousa como Benvólio, Teresa Cardoso como Ama e Patrícia Ferreira como Bobo.

O Canto este a cargo de Juliana Gaspar, Vânia Rocha e José Barros.

Município de Arcos de Valdevez
Top