Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Exposocial com balanço bastante positivo – iniciativa será para continuar

P5072045 1 1024 2500
P5071920 1 1024 2500
P5071934 1 1024 2500
14 Maio 2010

De 7 a 9 de Maio teve lugar no Centro de Formação e Exposições de Arcos de Valdevez a III edição da Exposocial. Uma iniciativa organizada pelo município arcuense e pela Rede Social Local que pretendeu divulgar as actividades e serviços prestados pelas entidades de apoio social e destacar a sua importância para o bem-estar e qualidade de vida da população, assim como para o desenvolvimento socio-económico do concelho.

Segundo a responsável do serviço de Acção Social da Câmara Municipal, Isabel Afonso, "a edição deste ano diferenciou-se das outras, em duas coisas essenciais: a primeira foi a introdução do seminário "Inovação Social e Empreendedorismo", que veio permitir um outro tipo de abordagem, mais direccionada para o conhecimento e para o debate de novas ideias.

O êxito deste seminário, motivado pelas intervenções dos oradores, constituiu um estímulo para futuras organizações e, acima de tudo, permitiu traçar caminhos de intervenção e reflexão conjunta entre os vários parceiros da rede social local.

O segundo aspecto que diferenciou esta edição foi a aposta na imagem da Exposição e na própria dinâmica dos Expositores. Esteve muito mais acolhedora, com uma dinâmica muito participativa, em que os visitantes, sobretudo os mais jovens, tiveram a oportunidade de experimentar várias actividades, nomeadamente, na dança, pintura e jogos".

Fazendo um balanço da Exposição, afirmou que "é sem dúvida positivo porque se verificou uma grande adesão da população, apesar das contrariedades climatéricas, e uma participação activa das diversas entidades participantes, sobretudo das Instituições de Solidariedade Social do concelho, que tiveram toda a responsabilidade da animação e que o fizeram de uma forma exemplar, permitindo que estes três dias de Exposição não fossem nunca monótonos.

A rede social local sai desta exposição mais reforçada, pois permitiu uma grande interacção entre as diversas instituições parceiras, que se mostraram disponíveis para a continuidade do trabalho conjunto em prol do desenvolvimento social do concelho e na luta contra a pobreza e a exclusão social."

No total integraram esta exposição 28 entidades: 10 Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, 11 associações de carácter social e recreativo, das quais algumas têm âmbito distrital, 2 escolas, 1 centro de formação, 3 empresas ligadas à área social e serviços de saúde locais.

A satisfação por terem participado na iniciativa foi notória, sendo a opinião unânime no que concerne à vontade de quererem que haja próximas realizações no futuro.

Em suma, "verificou-se um sentimento comum de que é necessário divulgar o trabalho feito, trocar experiências e, não menos importante, criar momentos de convívio e partilha, e esta EXPOSOCIAL permite tudo isto", concluiu.

Município de Arcos de Valdevez
Top