Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez concluiu processo de Certificação dos seus serviços
Foi no passado dia 7 de Maio, aquando da abertura da Exposocial 2010, que a Santa Casa da Misericórdia lhe viu ser atribuída pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação) a Certificação da Qualidade das Respostas Sociais: Lar de Infância e Juventude; Creche; Jardim-de-Infância e CATL; Lar de Idosos; Apoio Domiciliário; Centro de Convívio e Formação Profissional, bem como dos serviços administrativos, financeiros, manutenção, aprovisionamento e cozinha.
Foi com grande orgulho que Francisco Araújo, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de AVV, recebeu das mãos do director executivo da APCER, José Leitão, o diploma comprovativo da certificação das várias valências da SCMAVV, avançando que "este foi um passo importante. Não pretendemos servir de exemplo a quem quer que seja, mas acima de tudo desafiar outras instituições a iniciar este processo tão importante ao nível da qualidade e do desempenho". (...) " A Qualidade é um factor determinante para o desenvolvimento dos organismos e também estimulante para uma maior eficiência ao nível daquilo que é a actividade das mesmos".
De salientar que a SCMAVV vai agora iniciar um novo processo de extensão da Certificação à área da saúde, envolvendo as Unidades de Cuidados continuados de Média e Longa Duração e o Hospital S.José.
Segundo a instituição, a sua sustentabilidade depende de um processo continuo de melhorias, não só para se adaptar a mudanças frequentes e, por vezes, quase imperceptíveis, do comportamento dos clientes face às opções de escolha, mas também para inovar nos serviços e na própria forma de estar na sociedade. Para qualquer instituição a qualidade deve afirmar-se como imperativo organizacional.
Em suma, com este processo pretendem racionalizar a articulação entre missão e estratégias da instituição; melhorar a qualidade através da aplicação da Norma ISSO 9001:2008; da conformidade com requisitos legais e regulamentares; desenvolver padrões de qualidade para os serviços prestados, favorecendo a sua regulação e normalização, assim como melhorar a eficácia e eficiência dos serviços prestados.