Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

4.º Colóquio sobre Desporto/Futebol – Francisco Araújo presidiu iniciativa que homenageou o “mestre José Neto”

Coloquio epralima 1 1024 2500
10 Maio 2010

A Escola Profissional do Alto Lima promoveu, sexta-feira, 7 de Maio, no auditório da escola (sede), o colóquio "A Gestão de Mestrias para a Obtenção do Sucesso", dedicado à "Gestão de Mestrias para a Obtenção de Sucesso".

Moderado por Vítor Serpa, director do jornal "A Bola", este encontro contou com vários convidados ligados ao futebol, nomeadamente José Neto (mestre em Psicologia Desportiva); António Costa (Lim), ex-futebolista e coordenador técnico do Gil Vicente; Neno, ex-futebolista internacional e treinador adjunto do Vitória de Guimarães; Nilson, guarda-redes profissional do Vitória de Guimarães; e João Aroso (mestre em Ciências do Desporto).

Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e da EPRALIMA - Escola Profissional do Alto Lima, fez questão de marcar presença na iniciativa e felicitou os promotores por este tipo de colóquios "numa componente importante que se relaciona com a actividade da escola". Durante a sua intervenção saudou, ainda, os convidados, em especial José Neto, o qual, como afirmou, tem o condão de "deliciar" a plateia com a sua "sabedoria".

Num encontro que se prolongou até perto das 2h00, os vários convidados falaram das suas experiências enquanto profissionais da área do desporto e deram algumas indicações sobre como lidar com algumas situações para se conseguir atingir um patamar superior nas suas carreiras.

Vítor Serpa explicou a filosofia do jornal desportivo que dirige, "um jornal feito para as pessoas, não apenas para os portugueses como também para todos os falantes de língua portuguesa".

António Costa (Lim), antigo profissional do Gil Vicente, que conciliou o futebol profissional e o ensino superior, falou sobre o "Modelo de jogo - Da Formação ao Alto Rendimento".

Neno, antigo guarda-redes do Benfica explicou que a máxima "diz-me como treinas, dir-te-ei como jogas" se aplica inteiramente ao profissional de futebol, já que "o jogo é o espelho do treino". No âmbito do tema "O Treino como Mecânica do Sucesso - A Essência da Prática", ilustrou a importância do treino com a capacidade de trabalho de Manuel Galrinho Bento, "um doido a treinar" e cujo abandono deixou uma "sombra" nos sucessores Neno e Silvino.

João Aroso, que integrou, recentemente, o departamento técnico do Sporting, na comunicação alusiva ao tema da "Periodização do Treino no Futebol", citou Manuel Sérgio para explicar a sua filosofia: "Quem só teoriza, não sabe. Quem só pratica, repete. O saber nasce da conjugação entre a teoria e a prática". Só com uma boa dose de saber teórico e prático, é possível potenciar os exercícios em função das aquisições tácticas (e físicas), processo no qual interferem muitas situações.

Por último, José Neto abordou o tema "O Treinador - O Líder de Competências para a Obtenção de Sucesso". Para o antigo discípulo de José Maria Pedroto, a liderança, que se demonstra pela empatia, "alimenta-se de forma continuada e alicerça-se na força e no optimismo, tendo por suporte a confiança, a coragem e o respeito". Segundo José Neto, o futebol é um paradigma de comportamentos mas não é uma ciência, "porque há imprevisibilidade do resultado", embora existam algumas disciplinas científicas (fisiologia, fisioterapia, medicina desportiva, biomecânica, psicologia, estatística, entre outras) que dão ao desporto-rei uma capacidade de intervenção qualitativa para treinar de forma mais eficiente, com enfoque no rendimento.

Na mensagem lida ao vivo, os organizadores do colóquio, em nome da comunidade escolar, renderam "um grande 'obrigado' ao docente universitário, ao mestre em psicologia desportiva, ao formador [...], ao homem autêntico que é José Neto [...], por tamanha gratidão, entrega, inspiração e amabilidade com que sempre nos tem presenteado".

Município de Arcos de Valdevez
Top